Computação Móvel
2
2024-2025
02028154
Opção
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em Design e Multimédia, Engenharia Informática ou equivalente.
Métodos de Ensino
Apresentações nas aulas teóricas pelo professor e pelos alunos; realização de trabalhos laboratoriais pelos alunos nas aulas PLs e em actividades de projecto autónomo.
Resultados de Aprendizagem
São objectivos desta unidade curricular o estudo e a compreensão dos métodos, ferramentas, desafios fundamentais e problemas da computação móvel (comunicação, segurança, disponibilidade, acesso a informação remota, contextualização, adaptabilidade, localização, escalabilidade, etc.), arquiteturas, paradigmas e aspetos relevantes para a computação móvel (hoarding/staging, replicação, consistência, sincronização, descoberta de recursos, middleware, awareness, segurança, código móvel, etc)
O aluno deverá desenvolver conhecimentos e capacidades para:
- análise, concepção, desenvolvimento, teste e manutenção de aplicações de computação móvel;
- escolha de plataformas tecnológicas adequadas ao cenário da aplicação;
-realizar aplicações e serviços locais e remotos, conforme as necessidades, com interface adequada;
-integrar serviços e aplicações disponíveis, resolver problemas de desempenho, segurança e escalabilidade;
-trabalho em grupo, raciocínio critico, autoaprendizagem e investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à computação móvel.
2. Conceitos básicos de computação móvel.
3. Plataformas de computação móvel.
4. Aplicações para computação móvel.
5. Aspetos avançados de computação móvel.
6. Desenvolvimento de aplicações de computação móvel.
Docente(s) responsável(eis)
Tiago José dos Santos Martins da Cruz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Exame: 25.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
- Programming the Mobile Web, Maximiliano Firtman, O'Reilly, 2010, ISBN: 978-0-596-80778-8
- Architecting Mobile Solutions for the Enterprise, Dino Esposito, Microsoft Press, 2012, ISBN: 978-0-735-66302-2
- Rapid Android Development, Daniel Sauter, The Pragmatic Programmers, 2013, ISBN: 978-1-93778-506-2
- Expert Android, Satya Komatineni, Dave MacLean, Apress, 2013, ISBN: 978-1-4302-4950-4
- Programming Windows Phone 7, Charles Petzold, Microsoft Press, 2010, ISBN: 978-0-7356-4335-2
- iOS Developer's Guide to Views and View Controllers, Jesse Feiler, O'Reilly, April 2015.