Urgência e Emergência Pediátrica

Ano
4
Ano lectivo
2022-2023
Código
02026922
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos deverão ter completado o 4º ano do MIM, tendo já adquirido conhecimentos e competência nas ciências básicas (anatomia, fisiologia, microbiologia, imunologia, patologia, farmacologia, entre outras), nas ciências sociais e comportamentais (psicologia médica, saúde das populações, entre outras), nas aptidões clínicas gerais (introdução à prática médica, patologia médica e terapêutica médica, entre outras) e na ética, deontologia e exercício profissional, que lhe permitirão aprender e integrar os conteúdos da unidade curricular, de modo a atingir as competências definidas.

Métodos de Ensino

1) T: método expositivo e interação verbal com os alunos;

2) TP: casos clínicos (Problem-based Learning);

3) P: técnicas de representação de papéis (Role-play), observação de crianças com doença infeciosa aguda na urgência (Experential Learning).

Resultados de Aprendizagem

1) Saber realizar a consulta da criança doente em contexto de urgência, em particular a consulta da criança com as infeções agudas mais comuns e com as infeções mais graves;

2) Saber identificar a criança gravemente doente;

3) Conhecer a prevenção primária de doenças infeciosas;

4) Ser capaz de ter pensamento crítico, tomar decisões baseadas na evidência, comunicar, trabalhar em equipa e gerir o tempo.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Consulta da criança com doença aguda em contexto urgência;

2) Princípios gerais de utilização de antipiréticos e de antibioterapia na doença infeciosa aguda;

3) Manifestações clínicas, exames complementares de diagnóstico, tratamento e orientação de infeções agudas em urgência pediátrica;

4) Prevenção primária de infeções: vacinas;

5) Reconhecimento da criança gravemente doente.

Docente(s) responsável(eis)

Fernanda Maria Pereira Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação continua: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

1) Managing the Frightened Child. Krauss BA, Krauss BS. Ann Emerg Med. 2019;74:30-35.

2) Principles and Practice of Pediatric Infectious Diseases, 4th Edition. Sarah S. Long, et al.

3) Feigin and Cherry's Textbook of Pediatric Infectious Diseases, 7th Edition. James Cherry, et al.

4) Red Book 2021-2024: Report of the Committee on Infectious Diseases, 32nd Edition. David Kimberlin et al.

5) NOC da DGS para Diagnóstico e Tratamento da Otite Média Aguda, Amigdalite Aguda, Pneumonia Adquirida na Comunidade, Bronquiolite Aguda, Infeção do Trato Urinário em Idade Pediátrica.