Fundamentos Teóricos de Educação
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2022-2023
02024134
Ciências da Educação
Português
Espanhol
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos gerais na área da educação, filosofia e história obtidos num primeiro ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Deste modo, será incentivada a realização de breves análises de textos; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo ministrado nas aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados e/ou elaboração de trabalho de revisão sobre temática previamente definida.
Resultados de Aprendizagem
Nesta Unidade Curricular pretende-se possibilitar a reflexão e análise crítica dos princípios, conceitos e temas estruturantes da educação. Neste contexto, começa-se por explorar, esclarecer e aprofundar fundamentos teóricos sobre os pressupostos antropológicos, a natureza, os fins e os valores da educação, sem esquecer os seus protagonistas e a sua dimensão política. Num momento posterior, busca-se uma compreensão da educação na sua relação com a evolução da sociedade. Finalmente, analisam-se algumas problemáticas da atual educação. Assim, os estudantes devem:
- Discorrer sobre o papel e a importância dos fundamentos teóricos da educação.
- Refletir sobre a educação numa perspetiva histórica e filosófica para lhe descobrir o sentido.
- Analisar práticas educativas à luz das condições a que estão sujeitas.
- Explicitar as principais características das práticas educativas contemporâneas.
- Posicionar-se fundamentadamente sobre as principais problemáticas da educação atual.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.FUNDAMENTOS ANTROPO-ONTOLÓGICOS
1.1.Enraizamento cósmico e emergência humana
1.1.1.Enraizamento personológico relacional
1.1.2.Educação, personalidade e caráter
1.2.Fins e valores na Educação
1.2.1.Operatividade da teleologia educacional
1.2.2.Complexidade e antinómica educacional
1.3.Educação:realidade/processo-projeto
1.3.1.Agentes:funções e condicionalismos
1.3.2.Contextos e processos (des)educativos
2.FUNDAMENTOS SOCIO-POLÍTICOS
2.1.Sociedade e paradigmas educacionais
2.1.1.Revoluções, Cartas e Declarações de Direitos
2.1.2.Liberalismo clássico, social e neoliberalismo
2.1.3.Studia Humanitatis, Ilustração e emancipação
2.2.Sociedades abertas e educação
2.2.1.“25 de abril” e LBSE
2.2.2.Globalização: normalização/abertura
2.2.3.Sociedade do Conhecimento
2.2.4.Pós-modernidade e educação
3.FUTURO E EDUCAÇÃO
3.1.In/tegração/clusão e desintegração/exclusão
3.2.Cidadania/despolitização
3.3.Neoliberalismo e, consu(b)missão
3.4.STEM/STEAM
3.5.Desescolarização?
3.6.A “educação ecojusta”.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
Biesta, G. J. J. (2015). What is education for? On good education, teacher judgement, and educational professionalism. European Journal of Education, 50(1), 76-87.
Biesta, G. J. J. (2018). O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, 41(1), 21-29.
Giroux, H.A. (2011). Contra o terror do neoliberalismo. Mangualde: Edições Pedago.
Harari, Y. N. (2018). 21 lições para o século XXI. Amadora: Elsinore.
Martusewicz, R. A., Edmundson, J. & Lupinacci, J. (2011). EcoJustice Education: Toward diverse, democratic and sustainable communities. New York: Routledge.
Peris, H. B., Amilburu, M. G. , Cabanas, J. M. Q. & Corbella, M. R. (2008). Antropologia de la educación. Barcelona: Editorial Síntesis.
Reis, C. & Formosinho, M. (2021). A teleologia educacional como foco crítico da desconstrução pós-moderna. In A. L Oliveira, J. A. Schütz & M. A. F. Amaral (orgs.), Vozes da educação. Pesquisas e escritas contemporâneas, V. 2 (pp. 97-115). Cruz Alta: Editora Ilustração.