Fundamentos Teóricos de Educação

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02024134
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais na área da educação, filosofia e história obtidos num primeiro ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Deste modo, será incentivada a realização de breves análises de textos; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo ministrado nas aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados e/ou elaboração de trabalho de revisão sobre temática previamente definida.

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular pretende-se possibilitar a reflexão e análise crítica dos princípios, conceitos e temas estruturantes da educação. Neste contexto, começa-se por explorar, esclarecer e aprofundar fundamentos teóricos sobre os pressupostos antropológicos, a natureza, os fins e os valores da educação, sem esquecer os seus protagonistas e a sua dimensão política. Num momento posterior, busca-se uma compreensão da educação na sua relação com a evolução da sociedade. Finalmente, analisam-se algumas problemáticas da atual educação. Assim, os estudantes devem:

- Discorrer sobre o papel e a importância dos fundamentos teóricos da educação.

- Refletir sobre a educação numa perspetiva histórica e filosófica para lhe descobrir o sentido.

- Analisar práticas educativas à luz das condições a que estão sujeitas.

- Explicitar as principais características das práticas educativas contemporâneas.

- Posicionar-se fundamentadamente sobre as principais problemáticas da educação atual.    

Estágio(s)

Não

Programa

1.FUNDAMENTOS ANTROPO-ONTOLÓGICOS

1.1.Enraizamento cósmico e emergência humana

1.1.1.Enraizamento personológico relacional

1.1.2.Educação, personalidade e caráter

1.2.Fins e valores na Educação

1.2.1.Operatividade da teleologia educacional

1.2.2.Complexidade e antinómica educacional

1.3.Educação:realidade/processo-projeto

1.3.1.Agentes:funções e condicionalismos

1.3.2.Contextos e processos (des)educativos

2.FUNDAMENTOS SOCIO-POLÍTICOS

2.1.Sociedade e paradigmas educacionais

2.1.1.Revoluções, Cartas e Declarações de Direitos

2.1.2.Liberalismo clássico, social e neoliberalismo

2.1.3.Studia Humanitatis, Ilustração e emancipação

2.2.Sociedades abertas e educação

2.2.1.“25 de abril” e LBSE

2.2.2.Globalização: normalização/abertura

2.2.3.Sociedade do Conhecimento

2.2.4.Pós-modernidade e educação

3.FUTURO E EDUCAÇÃO

3.1.In/tegração/clusão e desintegração/exclusão

3.2.Cidadania/despolitização

3.3.Neoliberalismo e, consu(b)missão

3.4.STEM/STEAM

3.5.Desescolarização?

3.6.A “educação ecojusta”.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

Biesta, G. J. J. (2015). What is education for? On good education, teacher judgement, and educational professionalism. European Journal of Education, 50(1), 76-87.

Biesta, G. J. J. (2018). O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, 41(1), 21-29.

Giroux, H.A. (2011). Contra o terror do neoliberalismo. Mangualde: Edições Pedago.

Harari, Y. N. (2018). 21 lições para o século XXI. Amadora: Elsinore.

Martusewicz, R. A., Edmundson, J. & Lupinacci, J. (2011). EcoJustice Education: Toward diverse, democratic and sustainable communities. New York: Routledge.

Peris, H. B., Amilburu, M. G. , Cabanas, J. M. Q. & Corbella, M. R. (2008). Antropologia de la educación. Barcelona: Editorial Síntesis.

Reis, C. & Formosinho, M. (2021). A teleologia educacional como foco crítico da desconstrução pós-moderna. In A. L Oliveira, J. A. Schütz & M. A. F. Amaral (orgs.), Vozes da educação. Pesquisas e escritas contemporâneas, V. 2 (pp. 97-115). Cruz Alta: Editora Ilustração.