Formação e Educação Online

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02024123
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

A unidade curricular pressupõe que os alunos conheçam as principais dimensões que caraterizam o  processo educativo, compreendam os aspetos gerais  relativos à formação  e dominem os procedimentos básicos de planificação e gestão de processos formativos.

Métodos de Ensino

A componente teórica baseia-se numa abordagem de inspiração construtivista, com leituras prévias que fomentam momentos de discussão dos conteúdos do programa, em que a participação e colaboração dos mestrandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a exploração de plataformas de gestão de aprendizagem (LMS), de cursos online, bem como a planificação de atividades online e a conceção de conteúdos. Esta componente implica ainda a conceção e desenvolvimento, por parte dos mestrandos, de um curso ou formação online.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular  tem como grande finalidades dotar os mestrandos das competências necessárias à conceção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados pelas tecnologias da informação e da comunicação. Em particular:

Conhecer modelos de formação na modalidade distance-learning e blended-learning;

Conhecer modelos de tutoria online;

Conhecer plataformas de gestão de aprendizagem;

Compreender as implicações pedagógicas das plataformas de gestão de aprendizagem;

Compreender os procedimentos do design instrucional;

Compreender as implicações pedagógicas das atividades;

Ser capaz de conceber uma formação online;

Ser capaz de criar conteúdos;

Ser capaz de avaliar um curso ou formação online. 

Estágio(s)

Não

Programa

1.Educar e formar online

1.1. História do ensino a distância

1.2. Gerações Pedagógicas e Tecnológicas de Ensino a Distância

1.3. Plataformas (LMS) e potencialidades pedagógicas para e-learning, b-learning e d- learning

1.4. Modelos de formação online

1.5. Comunidades de Aprendizagem Online

1.6. Gamificação

 

2.Conceção e implementação de formação online

2.1.Design instrucional

2.1.1. Modelos de design instrucional

2.1.2. Atividades online

2.1.3. A avaliação

2.2. Tutoria online

 

3. Avaliação da Formação Online

3.1. Avaliação da formação

3.2. Avaliação do formador

3.3. Satisfação dos formandos.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Projecto: 45.0%

Bibliografia

Alves, F. (2015). Gamification. Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. São Paulo: DVS.

Bervell, B., Umar, I. N., & Kamilin, M. H. (2020) Towards a model for online learning satisfaction (MOLS): re-considering non-linear relationships among personal innovativeness and modes of online interaction. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning. 35, 3, 236-259.

Carvalho, A. A., & Gomes, T. (2012). Comunidades de aprendizagem online em contextos formais e não formais. In M. A. Flores e F. Ilídio (orgs), Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspetivas (pp. 121-147). Santo Tirso: De Facto.

Correia, A., Liu, C., & Xu, F. (2020) Evaluating videoconferencing systems for the quality of the educational experience. Distance Education, 41, 4, 429-452.

Garrison, D. R. (2017). E-Learning in the 21st Century. New York: Routledge.

Gomes, M. J. (2004). Educação a Distância. CIEd: Braga.

Salmon, G. (2013). e-tivities. The key to active online learning. London.