Sociologia da Educação
1
2018-2019
01930106
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.
Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.
Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.
A disciplina pode ser realizada por avaliação contínua ou por exame.
Resultados de Aprendizagem
a) Analisar os fenómenos sociais segundo o princípio metodológico de compreender e explicar o social pelo social;
b) Desenvolver o carácter relacional do conhecimento científico em ruptura com as representações espontâneas sobre a sociedade;
c) Desenvolver o espírito crítico por intermédio do gosto pelo exercício crítico da razão científica;
d) Desenvolver problemas de pesquisa sobre situações educativas concretas;
e) Incrementar a interdisciplinaridade pela exercitação da relação entre dimensões de natureza social, cultural e económica.
f) Compreender a génese da escola de massas em Portugal, integrando-a no processo de globalização dos sistemas educativos mundiais.
g) Conhecer as teorias e os modelos de análise das desigualdades sociais e das desigualdades escolares.
h) Analisar o currículo escolar como forma seletiva e arbitrária de regulação cultural.
i) Relacionar a cultura escolar com as culturas juvenis e o mercado de trabalho.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema I – A Escola portuguesa e a globalização da escola de massas:
1. Génese da escola de massas.
2. A escola de massas em Portugal.
3. O caso do Ensino Secundário Unificado.
Tema II – Escolarização e sistema social:
1. Da procura optimista à procura desencantada de educação: o insucesso escolar e as desigualdades sociais face à educação.
2. O género: vantagens femininas no contexto escolar e vantagens masculinas no sistema de emprego.
3. A etnia: a imigração, o etnocentrismo e o multiculturalismo.
4. Desigualdades sociais e desigualdades escolares: o caso da avaliação.
Tema III – Educação e cultura:
1. O currículo como violência simbólica.
2. Alta cultura, cultura popular, cultura de massas e cultura escolar.
3. O estatuto contemporâneo do corpo e da Educação Física.
Tema IV – Escola, trabalho e culturas juvenis:
1. Escolarização e sistema económico: relações não lineares.
2. Da escola ao trabalho: as trajetórias para a vida adulta.
3. As culturas de juventude e a transição para a vida adulta.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Adelino Machado Gomes
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Contínua
4 fichas de trabalho nas aulas práticas : 50.0%
Dois testes escritos : 50.0%
Bibliografia
BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEBASTIÃO, J., SEABRA, T.(1994). Renunciar à escola. O abandono escolar no ensino básico. Lisboa: Fim de Século.
BOUDON, R.(1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: Publ. D. Quixote.
CABRAL, M.V., PAIS, J.M.(1998). Jovens portugueses de hoje. Oeiras: Celta.
CORREIA, J.A.(1998). Para uma Teoria Crítica da Educação. Porto: Porto Editora
GOMES, R.(1993). Culturas de Escola e Identidades dos Professores. Lisboa: Educa.
GOMES, R.(2001). A Globalização da Escola de Massas: Perspectivas Institucionalistas e Genealógicas. Revista Crítica de Ciências Sociais, 61, 135-167.
GOMES, R.(2005). O Governo da Educação em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade.
GRÁCIO, S. (1997). Dinâmicas de escolarização e das oportunidades sociais. Lisboa: Educa.
MAGALHÃES, A.M.(1998). A escola na transição pós-moderna. Lisboa: IIE.
PINTO, M.C.A.(1995). Sociologia da Escola. Lisboa: McGraw-Hill.