Desenvolvimento e Adaptação Motora
1
2018-2019
01930082
Ciências da Actividade Física
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia, Matemática.
Métodos de Ensino
O curso terá uma sessão semanal de 90 minutos essencialmente expositiva e seguindo um modelo de aula plenária. Complementarmente e também semanalmente, os alunos possuem uma segunda aula de contacto com os docentes, organizada por turma, onde se privilegia a resolução de problemas. Por fim, os alunos terão acesso à aquisição de textos de apoio originais preparados pela equipa de docentes.
Resultados de Aprendizagem
[1] Perceber os pressupostos ecológicos do desenvolvimento motor;
[2] Descrever o ciclo de vida à luz das aquisições e refinamentos de padrões e habilidades no domínio motor;
[3] Utilização de conceitos e instrumentos necessários ao estudo da variabilidade humana
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Limites e conteúdos do desenvolvimento motor. Taxonomia do movimento humano.
[2] Teorias do desenvolvimento.
[3] Interpretação das principais transformações da primeira infância. Principal actividade reflexa. Reacções posturais. Conceito de “motor milestones”.
[4] Princípios do movimento e estabilidade.
[5] Padrões motores fundamentais.
[6] Desenvolvimento de habilidades manipulativas. Tipo de pegas e exploração das propriedades dos objectivos. Agarrar. Driblar. Grelhas de observação da proficiência motora . Habilidades motoras balísticas.
[7] Avaliação das habilidades motoras em contexto desportivo.
[8] Avaliação da capacidade de coordenação corporal - bateria KTK.
[9] Conceito de aptidão física ligada às capacidades atléticas e aptidão física ligada à saúde.
[10] Estudos epidemiológicos.
[11] Actividade física, exercício físico e dispêndio energético.
[12] Equação energética diária. Utilização do diário de três dias. Estimativa do consumo calórico a partir do questionário de frequência alimentar.
[13] Auto-conceito corporal. Medos e receios relativos ao corpo. Convicções e crenças referenciadas à saúde.
[14] Culturas juvenis. Desordens do estilo de vida na adolescência: distúrbios alimentares, hábitos de sono.
Docente(s) responsável(eis)
Vasco Parreiral Simões Vaz
Métodos de Avaliação
Contínua
Duas fichas práticas de resolução de problemas e uma prova oral: 100.0%
Bibliografia
Coelho e Silva C, Rodrigues A, Figueiredo A, Malina RM (2005). Actividade física com intensidade moderada e vigorosa em adolescentes - estimativa multimétodo. In RAM Gomes (coordenação). Os Lugares do Lazer. Lisboa. Instituto do Desporto de Portugal. Lisboa, 21-38.
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