Programação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02010177
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática Elementar.

Pensamento Lógico e capacidade de Abstração.

Métodos de Ensino

Adopta-se um modelo lectivo baseado num docente por turma, sem distinção entre aulas teóricas e práticas.

A aprendizagem será baseada em exemplos e projectos concretos da área gráfica. A aprendizagem conceptual acompanhará de perto os projectos em curso, procurando-se estimular a aprendizagem através das necessidades do projecto.

A linguagem de programação utilizada será o Processing, uma vez que tem elevadas capacidades. Adoptar-se-á um modelo de funcionamento em aula que promova a aprendizagem autónoma e inter-pares.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo principal desta disciplina é permitir aos alunos dominar os conceitos base de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade. Para isso é necessário que conheçam as características e a sintaxe de uma linguagem de programação e que desenvolvam técnicas de resolução de problemas adequadas à criação de programas de computador.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Computadores e Programas

2. Elementos gráficos simples: coordenadas e funções gráficas

3. Conceitos Básicos: variáveis, atribuição, expressões e funções aritméticas

4. Noções básicas de animação

5. Instruções de controlo: seleção e repetição

6. Funções

7. Introdução à programação orientada a objectos

8. Transformações

9. Arrays

10. Ficheiros.

Docente(s) responsável(eis)

António José Nunes Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Avaliação contínua do desempenho em aula; pequenos trabalhos: 50.0%

Bibliografia

"Processing: A programming handbook for visual designers and artists". Casey Reas and Bem Fry. MIT Press. 2007.

"Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction", Daniel Shiffman. Morgan Kaufmann, 2008.

Site do Processing: www.processing.org