Programação
1
2021-2022
02010177
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática Elementar.
Pensamento Lógico e capacidade de Abstração.
Métodos de Ensino
Adopta-se um modelo lectivo baseado num docente por turma, sem distinção entre aulas teóricas e práticas.
A aprendizagem será baseada em exemplos e projectos concretos da área gráfica. A aprendizagem conceptual acompanhará de perto os projectos em curso, procurando-se estimular a aprendizagem através das necessidades do projecto.
A linguagem de programação utilizada será o Processing, uma vez que tem elevadas capacidades. Adoptar-se-á um modelo de funcionamento em aula que promova a aprendizagem autónoma e inter-pares.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo principal desta disciplina é permitir aos alunos dominar os conceitos base de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade. Para isso é necessário que conheçam as características e a sintaxe de uma linguagem de programação e que desenvolvam técnicas de resolução de problemas adequadas à criação de programas de computador.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Computadores e Programas
2. Elementos gráficos simples: coordenadas e funções gráficas
3. Conceitos Básicos: variáveis, atribuição, expressões e funções aritméticas
4. Noções básicas de animação
5. Instruções de controlo: seleção e repetição
6. Funções
7. Introdução à programação orientada a objectos
8. Transformações
9. Arrays
10. Ficheiros.
Docente(s) responsável(eis)
António José Nunes Mendes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua do desempenho em aula; pequenos trabalhos: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
"Processing: A programming handbook for visual designers and artists". Casey Reas and Bem Fry. MIT Press. 2007.
"Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction", Daniel Shiffman. Morgan Kaufmann, 2008.
Site do Processing: www.processing.org