Dinâmica e Engenharia Sísmica

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02009558
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica I, Mecânica dos Meios Contínuos, Análise de Estruturas.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de alguns exercícios práticos ilustrativos da aplicação dos conceitos teóricos introduzidos. Resolução autónoma de exercícios em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam problemas de aplicação teórico-prática. Uma aula laboratorial com observação de ensaios de vibração em elementos estruturais, análise e identificação modal.

Resultados de Aprendizagem

É principal objectivo da disciplina o desenvolvimento teórico e a aplicação a situações práticas do domínio das vibrações elásticas e do domínio da análise e dimensionamento sísmico de estruturas, com particular ênfase nas situações de estruturas de betão, metálicas e mistas e nas obras geotécnicas.

Estágio(s)

Não

Programa

MODULO A – ANALISE DINÂMICA DE ESTRUTURAS

Oscilador linear de 1 grau de liberdade (OL1GL); Sistemas dinâmicos contínuos e discretos; Análise espectral; Espectros de Resposta.

MODULO B – SISMOLOGIA E CARACTERIZAÇÃO DA AÇÃO SÍSMICA

Sismologia; Ondas sísmicas; Efeito de sítio; Mapas de risco sísmico; Resistência e vulnerabilidade sísmica das construções; Quantificação da ação por espectros de resposta e por sismogramas;

MODULO C – ANÁLISE SÍSMICA DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS

Metodologia e critérios para projeto estrutural no Eurocódigo 8; Métodos de análise baseados em forças. Conceito de coeficiente de comportamento. Dimensionamento por espetro de resposta e superposição modal. Resposta máxima. Combinações de componentes da ação. Métodos de análise não linear dinâmica.

MODULO D – DINÂMICA DE SOLOS E OBRAS GEOTÉCNICAS

Propagação de ondas sísmicas em maciços; Caracterização dinâmica de solos: ensaios in-situ e de laboratório; Interacção solo-estrutura; Liquefacção; Reforço de solos.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Alberto da Silva Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Chopra, A.K. (2001) Dynamics of structures: Theory and applications to Earthquake Engineering. Prentice Hall, New Jersey 2nd edition.

- Clough R.W. and Penzien J. (1975) Dynamics of Structures. McGraw-Hill Inc.,New York.

- Landolfo R., Mazzolani F., Dubina D., Simões da Silva L. and D'Aniello M. (2017) Design of Steel Structures for Buildings in Seismic Areas, ECCS, Brussels

- Charleson A (2008) Seismic design for architects: outwitting the quake, Elsevier, Oxford, UK.

- Towhata, I., Geotechnical Earthquake Engineering. 2008, Springer.

- Kramer, S., Geotechnical earthquake engineering. 1996, New Jersey: Prentice-Hall.

- EUROCÓDIGO 8 - Estruturas em regiões sísmicas.