Curso de Especialização Património Alimentar e Desenvolvimento do Território

Objetivos do Curso

Promover e aprofundar o conhecimento e estudo sobre alimentação, gastronomia e produção agroalimentar enquanto fatores determinantes da cultura, do património, da saúde e bem-estar de pessoas e da sustentabilidade dos territórios. Reconhecer a estreita relação entre as características geográficas do território, o património alimentar, a autenticidade e a identidade. Aferir, numa era de consumo global, a importância do património alimentar para o desenvolvimento local, para a economia da experiência, para o turismo e para o branding territorial. Diversificar estratégias para a valorização dos produtos alimentares e gastronómicos a partir do conhecimento mais consolidado da sua presença no património cultural tangível e intangível português e da sua história cultural, artística e literária. Explorar importância do investimento na qualidade do património alimentar, da criatividade, da inovação, das parcerias e das redes para a competitividade territorial. Fornecer instrumentos operativos para o incremento da competitividade dos negócios, dos produtos, das marcas e da notoriedade dos destinos ligados ao património alimentar. Promover estratégias de inovação, empreendedorismo e marketing ligados à produção e comercialização da alimentação e gastronomia portuguesas.

Condições de Acesso e Ingresso

Possuir o grau de licenciado ou, na ausência dessa formação académica, ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional considerado relevante para a frequência deste curso pela respetiva equipa de direção.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Qualitativa, 0-20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Desenvolver competências de: análise crítica de fontes (orais, escritas e iconográficas) sobre património alimentar; reconhecimento e inventariação de património imaterial alimentar; reflexão sobre a representação da alimentação e gastronomia portuguesas na história, religiosidade, cultura literária e na imagética; benchmarking em turismo gastronómico e enoturismo; organização e gestão de eventos gastronómicos e vínicos.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Património Alimentar e Desenvolvimento do Território

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 60.0


Candidaturas

Avisos de Abertura