Mestrado em Treino Desportivo
Objetivos do Curso
1 – O Mestrado em Treino Desportivo (MTD) está orientado para promover uma sólida formação científica e pedagógica na área específica do Treino Desportivo, associada a um conjunto de valores e aptidões que permitam ao estudante desenvolver a sua atividade de treinador sustentando-se nas bases científicas do treino desportivo, nos princípios éticos e no aperfeiçoamento ao longo da vida; 2 - O curso proporciona o desenvolvimento de conhecimentos e de competências específicas do desempenho da missão de treinador desportivo nas diferentes dimensões de planeamento, preparação, operacionalização, avaliação/controlo e inovação no treino, nas diversas fases de formação desportiva e em contextos diferenciados, incluindo o desporto adaptado; 3 - Pretende-se contribuir para a especialização dos treinadores de desporto, no que concerne aos processos de prevenção de episódios limitantes da prática desportiva, nomeadamente a lesão desportiva, assim como a atuação na sua recuperação; 4 – O MTD promove a aquisição de competências conceptuais e instrumentais atualizadas no âmbito de linhas de Investigação em Ciências do Desporto.Condições de Acesso e Ingresso
1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares do grau de Licenciado, ou seu equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da UO, nos termos que se seguem, devendo os candidatos obter uma avaliação curricular igual ou superior a 10 valores.
O avaliador da candidatura avalia o curriculum dos candidatos, atribuindo-lhe uma classificação na escala de 0 a 20 nos critérios i) a iv) e respetivas ponderações: i) Curriculum escolar, considerando a classificação final do(s) curso(s) realizado(s) pelo candidato (10%); ii) Relevância do(s) curso(s) realizado(s) para a área científica do ciclo de estudos a que se candidata (10%); iii) Curriculum científico, ponderando a participação dos candidatos em projetos de investigação, número e qualidade científica das publicações (monografias, capítulos de livros, artigos em publicações periódicas), prémios e elementos análogos, desde que se trate de atividades na área científica do ciclo de estudos em apreço (70%); iv) Curriculum profissional, ponderando a duração e natureza das funções profissionais exercidas na área científica do ciclo de estudos em apreço (10%).
2) Nas alíneas a), b) e c) do n.º1 são aceites candidaturas de diplomados em áreas científicas correlatas, no entanto, haverá um critério preferencial relativamente à área das Ciências do Desporto.
3 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
Treinador de Desporto em contexto infantojuvenil e sénior; Formador de treinadores.Regime de Estudo
DiurnoLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português/ InglêsRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do Regulamento Académico da UC.Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O curso fomenta o saber especializado na área do treino desportivo. Ao longo do curso, o estudante do MTD deverá ser capaz de: 1 - Desenvolver competências de orientação técnica e pedagógica em contextos diversificados, utilizando, de forma integrada, os conhecimentos científicos associados ao treino desportivo.; 2 - Utilizar instrumentos, de forma adequada e criteriosa, para monitorizar, avaliar e controlar o processo de treino, de forma a garantir uma adequada atuação ao longo do desenvolvimento do processo de preparação desportiva; 3 - Adquirir competências de investigação científica que permitam lidar com situações novas no âmbito do treino, mobilizando metodologias de investigação apropriadas à melhor compreensão de fenómenos do treino desportivo; 4 - Reger a sua atuação por princípios éticos e deontológicos, a partir da avaliação e reflexão das implicações e responsabilidades sociais resultantes das suas decisões, individuais e coletivas; 5 - Desenvolver competências de aprendizagem autónoma ao longo da vida e de espírito critico que facilite a sua integração em equipas multidisciplinares/projetos de investigação realizados no âmbito do treino desportivo.Coordenador(es) do Curso
António José Barata Figueiredo
afigueiredo@fcdef.uc.pt
Hugo Miguel Borges Sarmento
hg.sarmento@gmail.com
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atualRequisitos para Obtenção da Qualificação
Ter concluído um total de 120 ECTS.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A aprovação num curso de mestrado pela Universidade de Coimbra, permite a candidatura a cursos de doutoramento.Plano de Estudos
2024-2025
Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
Código DGES: 6961
Qualificação Atribuída: Mestre
Duração: 2 Ano(s)
Créditos ECTS: 120.0
Categoria: Mestrado de Especialização Avançada
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Semestre
-
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024 - 2º Semestre
-
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2020-07-31 a 2026-07-31
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Cr 73/2021
- 2021-03-19
Documentos
Publicação em Diário da República
Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos