Mestrado em Psicologia Organizacional
Objetivos do Curso
Este CE corresponde à 2ª fase de formação especializada em Psicologia, cumpre os requisitos da Declaração de Bolonha e oferece uma formação adequada para a prática profissional do Psicólogo, de acordo com os princípios reguladores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.Tem como principais objetivos: proporcionar aos estudantes uma sólida formação científica e técnica na área de Psicologia Organizacional; contribuir para a qualificação de profissionais e de investigadores competentes nesta área de especialidade; constituir uma referência nacional e internacional no ensino/aprendizagem da PO. O mestrado adota as orientações definidas pelo modelo EuroPsy, apoiado pela Federação Europeia das Associações de Psicologia (EFPA) e adota como referência o modelo proposto pela ENOP (European Network of Organisational Psychologists). Este Mestrado proporciona também o acesso ao 3º ciclo de estudos.
Condições de Acesso e Ingresso
a) Titulares do grau de licenciado em Psicologia ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Psicologia organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Psicologia pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
O mestrado em Psicologia Organizacional (PO) promove oportunidades de carreira, quer em termos da prática profissional em organizações quer no desenvolvimento de uma carreira académica. A formação que proporciona, tendo por base o modelo cientista-prático, resulta de uma conjugação dinâmica do desenvolvimento de competências no domínio da investigação e da intervenção. Assim, habilita os futuros profissionais a um desempenho abrangente, autónomo e responsável, em diferentes contextos organizacionais (integrados na estrutura de uma organização ou enquanto prestadores de serviços de consultoria), assim como os habilita a produzir conhecimento científico e a desenvolver conhecimentos e competências requeridas para o prosseguimento de estudos de 3º ciclo.A formação adquirida neste mestrado habilita ao exercício profissional em organizações de qualquer setor de atividade, desempenhando funções e assumindo responsabilidades muito diversificadas. A Psicologia Organizacional, enquanto uma das áreas de especialidade consagradas da Psicologia, envolve domínios que situam no campo do trabalho, das organizações e dos recursos humanos. Ao nível do Trabalho, os futuros profissionais poderão intervir, por exemplo, na análise da relação entre os processos de trabalho e a pessoa (e.g., ergonomia, workload ou riscos psicossociais) e no desenho e (re)desenho do trabalho e da sua envolvente. Análise, diagnóstico e intervenção nos domínios da mudança organizacional, da comunicação, da cultura organizacional, da gestão do conhecimento, da motivação e satisfação ou do trabalho em equipa, ilustram o tipo de intervenção no domínio das Organizações. Ao nível dos Recursos Humanos, são exemplos atividades como a descrição, análise e qualificação de funções, a formação profissional e a sua gestão, o recrutamento e a seleção, os processos de onboarding, a gestão de desempenho, os sistemas de retribuição e recompensas, bem como o desenvolvimento de carreiras.
Regime de Estudo
DiurnoLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
PortuguêsRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: exame escrito e/ou oral, testes, trabalhos individuais e/ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente, bem como relatórios de participação em trabalhos de investigação. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente e outros aqui não exemplificados. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC. Acrescenta-se que as normas de avaliação e classificação deste Mestrado terão sempre como referência o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas de Avaliação da FPCEUC em vigor.Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Seguindo as competências do Specialist EuroPsy Certificate in WOP-P, os estudantes deverão ser capazes de: Identificar, diferenciar, descrever e avaliar as principais teorias, modelos e abordagens às organizações; Aplicar conhecimentos na análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de planos de intervenção; Planear, monitorizar e selecionar/criar instrumentos aplicados na intervenção e/ou investigação organizacional;Espera-se também o desenvolvimento de competências transversais para: Resolver problemas e tomar decisões, exercitando o pensamento crítico; Comunicar eficazmente e colaborar com terceiros; Aprender autonomamente e desenvolver estratégias e planos de ação dirigidos a objetivos, evidenciando capacidade de adaptação e resiliência; Demonstrar consciência das questões éticas, dos avanços nas TIC e da sustentabilidade. Desenvolver-se pessoal/profissionalmente ao longo da vida.
Coordenador(es) do Curso
Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço
prenato@fpce.uc.pt
Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo
terebelo@fpce.uc.pt
Coordenador de mobilidade
Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.Enquadramento Legal da Qualificação
O presente ciclo de estudos atribui o grau de mestre segundo os princípios dispostos no DL 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual, republicado no DL 65/2018, de 16 e AgostoRequisitos para Obtenção da Qualificação
O grau de Mestre é conferido a quem, através da aprovação em todas as unidades curriculares que constituem o ciclo de estudos e no ato público de defesa da dissertação/relatório de estágio, tenha obtido 120 ECTS.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Ao conferir o grau de mestre, este curso possibilita o acesso a estudos de terceiro ciclo, doutoramento.Plano de Estudos
2024-2025
Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade
Código DGES: MB86
Qualificação Atribuída: Mestre
Duração: 2 Ano(s)
Créditos ECTS: 120.0
Categoria: Mestrado de Continuidade
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Semestre
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Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024 - 2º Semestre
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Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2020-07-21 a 2026-07-21
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Cr 21/2021
- 2021-02-01
Documentos
Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa
Decisão do Conselho de Administração