Licenciatura em Relações Internacionais

Objetivos do Curso

Objetivos: A Licenciatura em Relações Internacionais proporciona uma formação multidisciplinar e interdisciplinar com incidência no universo das Relações Internacionais, conferindo competências essenciais à compreensão e análise de dinâmicas políticas ao nível global, internacional e nacional visando a formação de profissionais especializados nesta área. Estrutura Curricular: A Licenciatura em Relações Internacionais, com a duração de três anos (seis semestres), é atribuída a quem obtiver 180 ECTS, repartidos por unidades curriculares obrigatórias (150 ECTS) e optativas (30 ECTS). As unidades curriculares obrigatórias pertencem às seguintes áreas científicas: Ciência Política - Relações Internacionais (106 ECTS), Sociologia (12), Línguas (12 ECTS), História (8 ECTS), Direito (6 ECTS) e Economia (6 ECTS).

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
04 Economia
11 História
18 Português

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Os/As licenciados/as em Relações Internacionais encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas na área da política internacional, nomeadamente em organizações internacionais, em órgãos de Estado (carreira diplomática), em departamentos e gabinetes de relações internacionais de empresas, organismos públicos e organizações não-governamentais, em meios de comunicação social e em instituições de ensino e investigação.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Seguem as normas e regulamentos da Faculdade de Economia e da Universidade de Coimbra, incluindo as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Regulamento Pedagógico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra. De acordo com estes documentos, a avaliação pode ser feita através de: exame individual; avaliação contínua, que pode envolver diferentes elementos, como testes, trabalhos, participação nas aulas, a serem avaliados numa lógica de continuidade; ou avaliação mista, que combina exame final com componentes da avaliação contínua. O 1º ciclo em Relações Internacionais favorece as regras que visam uma participação mais ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, sendo que a possibilidade de realização de exame final está prevista para todas as unidades curriculares. A classificação final varia entre zero (0) e vinte (20), sendo necessária nota mínima 10 para concluir com sucesso a unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A formação exigente e diversificada que sustém a Licenciatura em Relações Internacionais procura equilibrar uma dimensão teórica com uma dimensão prática ou experiencial que assume como objectivo a combinação entre formação para novas valências profissionais emergentes na sociedade portuguesa (cooperação para o desenvolvimento, negociação de novos regimes internacionais, jornalismo internacional, consolidação de organizações não-governamentais, diplomacia cultural e económica) e uma sólida e atualizada preparação para o desempenho de funções mais tradicionais (diplomacia, funcionalismo público internacional, entre outros). Deste modo, pretende-se o desenvolvimento de competências cognitivas, analíticas e profissionais essenciais para os desempenhos acima referidos. Estas adquirem-se não apenas através dos conhecimentos transmitidos, mas também dos processos e metodologias de aprendizagem utilizados, centrados no estudante e incentivando um envolvimento mais ativo na sua própria formação, através da realização de trabalhos individuais e em grupo, em contexto de sala de aula e fora deste (por exemplo, participação em simulações), discussões de textos e debate de problemáticas atuais, que facultam competências de análise crítica, argumentação e comunicação, fundamentais ao exercício de atividades profissionais na área das Relações Internacionais.

Coordenador(es) do Curso

Bernardo da Silva Relva Teles Fazendeiro
uc44408@uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto. O Despacho 12473/2012, de 24 de setembro, publica a estrutura e o plano de estudos da Licenciatura.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em 180 ECTS, repartidos por 150 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 30 ECTS em optativas, selecionadas de um leque interdisciplinar definido anualmente. A escolha de realizar os 30 ECTS opcionais nas áreas científicas de Gestão, Economia, Sociologia ou Antropologia permite a obtenção do grau de licenciado em Relações Internacionais com um menor nessa área científica.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os licenciados em Relações Internacionais possuem competências para se candidatarem a um curso de 2.º ciclo.

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Relações Internacionais
Áreas de especialização
Percurso de Estágio Curricular
Percurso de Mobilidade
Relações Internacionais
Variante com Menor

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9229

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1608/2011/AL01

2022-03-11

Documentos

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração