Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Plano de estudos em alteração na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 9-A/2025, de 14 de fevereiro.

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais deste ciclo de estudos:
- Enquadram-se na habilitação profissional para a docência de física e de química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (3º CEB & ES), pretendendo-se que os alunos desenvolvam conhecimentos, habilidades e competências requeridas para professores de física e de química, no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo, de orientações gerais de política educativa, de programas, metas e orientações curriculares pertinentes;
- Consideram perfis gerais e específicos de desempenho profissional, orientações de política educativa nacional e orientações curriculares para os 3º CEB & ES, condições socioeconómicas e mudanças emergentes na sociedade, na escola e nos papéis do professor, evolução científica e tecnológica e os contributos relevantes da investigação educacional, visando assegurar aprendizagens requeridas para professores de física e de química e para o seu desenvolvimento profissional.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - De acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os/as candidatos/as que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

a) Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual;

b) Terem obtido, nessa licenciatura ou em outros Ciclos de estudo do ensino superior, 120 créditos (ECTS) nas áreas científicas de Física e Química e nenhuma com menos de 30 créditos;

c) Terem o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica;

2 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea a) e c) do ponto 1, mas não a alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

3 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea b) e c), do ponto 1, mas não a alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC e tenha obtido nas áreas de docência um mínimo 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Titulares de habilitação profissional para a docência nos termos definidos no Artigo 4º do Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.

Regime de Estudo

Regime diurno / presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Nos termos definidos no Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra: Regulamento n.º 321/2013 de 23 de agosto.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os principais objetivos do ciclo de estudos são os seguintes:
• Construir conhecimentos sólidos dos conteúdos programáticos e orientações curriculares vigentes dos Ensinos Básico e Secundário de Física e de Química, e de metodologias corretas e adequadas, do ponto de vista científico e pedagógico.
• Utilizar na prática pedagógica conhecimentos adquiridos nas áreas de estudo, bem como os relacionados com os aspetos educacionais específicos, incluindo a planificação de aulas, elaboração e desenvolvimento de materiais e recursos didáticos, de acordo com modelos de ensino vigentes.
• Fomentar a adaptação de ensino a variadas situações de aprendizagem e desenvolvimento humano, tanto em termos de ensino a alunos de diversos níveis etários, capacidades e disponibilidade para aprender, como perante mudanças e inovações, designadamente alterações curriculares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, entre outras.
• Fomentar boas práticas de avaliação e aprendizagem.
• Adquirir conhecimentos sobre realidades escolares, incluindo enquadramento legislativo da organização das escolas, que estimulem cooperação com órgãos diretivos das escolas e com a comunidade escolar.

Coordenador(es) do Curso

Pedro Fernando Simões Costa
pcosta@uc.pt

Coordenador de mobilidade

João Miguel Carvalho Alves Moreira
uc41086@uc.pt

Rui Davide Martins Travasso
ruit@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Defesa pública de uma dissertação. Mínimo de 50 ECTS em cada uma das áreas científicas Física e Química, com mínimo de 120 ECTS no conjunto das duas áreas.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Acesso a 3º ciclo de estudos em física, química, educação em ciências, história das ciências e ciências da educação.

Plano de Estudos

Mestrado em Ensino de Física e Química

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6452

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 08-09-2025
Data de fim: 19-12-2025
2º Semestre
Data de início: 09-02-2026
Data de fim: 21-05-2026

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1572/2011/AL02

2022-06-29

Documentos

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Publicação DR 2022

Nova Decisão do Conselho de Administração

Decisão do Conselho de Administração

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