Mestrado em Geografia Física - Ambiente e Ordenamento do Território
Objetivos do Curso
Adquirir conhecimentos avançados em Geografia física, promovendo a discussão de conceitos, teorias e metodologias; Conhecer instrumentos legais de proteção do ambiente e ordenamento do território; Conhecer a situação atual e as potencialidades dos recursos naturais em Portugal; Conhecer os desafios que se colocam à gestão e ordenamento do território.Discutir as grandes problemáticas que afetam o território, a várias escalas; Compreender o papel da sociedade nas mudanças ambientais; Compreender a projeção dos efeitos das mudanças ambientais nos recursos naturais e na manifestação do risco.
Utilizar, adequadamente, ferramentas de recolha e análise de dados e expressões gráfico-cartográfica dos resultados obtidos; Aplicar a perspetiva sistémica na análise das dinâmicas territoriais; Aplicar metodologias de avaliação e monitorização de recursos naturais e riscos ambientais; Propor medidas de gestão sustentável do ambiente, enquadradas por instrumentos de ordenamento do território.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar- se ao curso de 2º ciclo conducente ao grau de Mestre em Geografia Física-Ambiente e Ordenamento do Território:
- Titulares do grau de Licenciado nas áreas da Geografia;
- Titulares do grau de licenciado nas áreas de Turismo, Lazer e Património, Arqueologia, Geologia ou outras áreas da Universidade de Coimbra ou de Universidades europeias;
- Em casos excecionais, devidamente justificados, titulares do grau de licenciado em outras áreas que apresentem um currículo considerado adequado à prossecução do ciclo de estudos pela Comissão Científica do Departamento de Geografia e Turismo.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
Técnicos de planeamento e ordenamento do território; técnicos e gestores estratégicos de programas e políticas ambientais (em diferentes escalas geográficas); Investigadores científicos avançados.Regime de Estudo
PresencialLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Língua PortuguesaRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Aprofundar os conhecimentos teóricos, metodológicos e espaciais necessários à análise e interpretação integrada dos processos e dinâmicas territoriais;Reforçar as capacidades específicas relacionadas com o conhecimento e aplicação de métodos, técnicas e tecnologias para a obtenção de dados, privilegiando o trabalho de campo, a deteção remota e os sistemas de informação geográfica;
Compreender e analisar, de forma holística e crítica, os processos e as dinâmicas biofísicas e territoriais; Habilitar para a elaboração de propostas de gestão ambiental e de ordenamento do território.
Capacitar para a atuação e intervenção no território e na sua gestão, reforçando o carácter aplicado e experimental da formação geográfica;
Capacitar para a aplicação e integração dos conhecimentos na realização de diagnósticos a diferentes escalas espaciais e temporais, sobre as dinâmicas, os problemas e as potencialidades que envolvem o ambiente e o território.
Coordenador(es) do Curso
Albano Augusto Figueiredo Rodrigues
geofig@fl.uc.pt
Coordenador de mobilidade
Luca António Dimuccio
luca@ci.uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março na sua redação atual.Requisitos para Obtenção da Qualificação
Obtenção com aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 120 ECTS que incluem também a realização e discussão pública de uma dissertação, de um projeto ou de um relatório de estágio.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo.Plano de Estudos
2024-2025
Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade
Código DGES: 6134
Qualificação Atribuída: Mestre
Duração: 2 Ano(s)
Créditos ECTS: 120.0
Categoria: Mestrado de Continuidade
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Semestre
-
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024 - 2º Semestre
-
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2022-07-31 a 2028-07-30
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Ef 1659/2011/AL02
- 2024-04-30
Documentos
Decisão do Conselho de Administração
Publicação em Diário da República