Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Objetivos do Curso

Este curso tem como principais objetivos:
Assegurar, predominantemente, a aquisição de uma especialização de natureza académica ou profissional em ESDDL, com crianças, jovens e famílias.
Aprofundar os conceitos fundamentais atualmente vigentes no saber educativo próprio da Educação Social (ES).
Proporcionar os instrumentos estratégicos para a coordenação, a gestão, a planificação, a execução e a avaliação de projetos e instituições, em contextos específicos de intervenção da ES, com crianças, jovens e famílias, numa perspetiva integrada e integradora.
Habilitar para a análise processual e crítica no âmbito da investigação - ação para a inovação em contextos da ES, do Desenvolvimento Social, específicos das crianças, jovens e famílias ao nível nacional, transnacional e europeu.
Consciencializar para a dimensão ética de investigar e/ou intervir em contextos socioeducativos onde se enquadram e movem crianças, jovens e famílias marcados pela vulnerabilidade, marginalização e exclusão social.
O curso de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais está estruturado em 4 semestres num total de 120 ECTS distribuídos por 12 unidades curriculares.
O plano do curso no seu 1.º ano é estruturado por 7 unidades curriculares obrigatórias, 3 unidades curriculares optativas.
O 2.º ano integra a realização de uma investigação e a elaboração de uma dissertação ou a realização de um estágio de natureza profissional, e a elaboração de um relatório final, sendo, ambos os trabalhos escritos, sujeitos a apresentação e defesa pública.

Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado por uma instituição de ensino superior nacional ou estrangeira;
b) Detentores de um curriculum escolar científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudo pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
d) Em casos devidamente justificados, pode aceder aos ciclos de estudos de mestrado quem apresentar um currículum centífico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

- Permite assegurar a aquisição de uma especialização de natureza académica ou profissional em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, com crianças, jovens e famílias.
- Formar profissionais especializados em problemas sociais e educativos que envolvam crianças, adultos, jovens e famílias.
- Otimizar a formação profissional de educadores e os métodos de intervenção.
- Habilitar para análise processual e crítica no âmbito da investigação e proporcionar a inovação sobre contextos da Educação Social, entre outros objectivos.

Regime de Estudo

Este Mestrado irá funcionar durante as Sextas-feiras no período da tarde e ao Sábado

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O presente CE confere grau de MESDDL e permite, aos seus estudantes, a aquisição de um vasto conjunto de competências, de entre as quais referem-se:
- Conceber, aplicar, avaliar e gerir programas e estratégias de intervenção e mediação socioeducativa, com crianças, jovens e famílias, em diversos âmbitos utilizando competências específicas, designadamente:
- Aplicar técnicas de identificação de fatores de exclusão e discriminação que dificultam a inserção social de indivíduos e grupos;
- Utilizar técnicas concretas de intervenção socioeducativa e comunitária (preventivas, de ajuda, de carácter terapêutico, de resolução e mediação de conflitos, técnicas orientadas para trabalhar o currículo social);
- Integrar os recursos sociais, institucionais, pessoais e materiais disponíveis para levar a cabo o trabalho num determinado âmbito de ação;
- Produzir e gerir meios e recursos para a intervenção socioeducativa;
- Colaborar e assessorar na elaboração de programas socioeducativos nos meios e redes de comunicação e informação (Internet, rádio, televisão, imprensa, etc.);
- Utilizar e avaliar sessões de formação com recurso às novas tecnologias;
- Mostrar uma atitude empática, respeitosa, solidária e de confiança para com os indivíduos e instituições de educação social;
- Desenvolver uma atitude e competência linguística que favoreçam o trabalho em ambientes multiculturais e plurilinguísticos;
- Ser capaz de trabalhar em equipas multidisciplinares.

Coordenador(es) do Curso

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
mrpinheiro@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional é efetuada nos termos do previsto no Regulamento n.º 191/2014, de 15 de Maio.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro – aprova os princípios reguladores de instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior; Portaria 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Nos termos do artº 20º, nº1, alíneas a) e b) do DL 74/2006 de 24 de março na sua redação atual, a obtenção do grau de Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais pressupõe a inscrição e aprovação em todas as unidades curriculares do Curso de Especialização e a elaboração e defesa perante um júri de uma Dissertação de natureza científica, original e realizada para este fim ou de um Estágio de natureza profissional, objeto de Relatório Final.
A frequência com sucesso de todas as unidades curriculares do 1º ano do curso de mestrado, permite a obtenção de um certificado de estudos de pós-graduação em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Nos termos do número 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março (alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de setembro e retificado pela Declaração de Rectificação n.º 81/2009, de 27 de Outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 115/2013 de 07 de agosto), este 2º Ciclo de Estudos permite a candidatura a um 3º Ciclo de Estudos.

Plano de Estudos

Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: 6656

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023
2º Semestre
Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua

Nº Registo: CCPFC/ACC-87628/16

2016-07-25 a 2019-07-25
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1687/2011/AL02

2017-07-03

Documentos

27_2014_Decisão do Conselho de Administração

19_2014_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

25_2014_Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

17_2014_Guião de autoavaliação