Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Objetivos do Curso

'1.Especializar em Educação Social, Pedagogia Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais/ESDDL, com ênfase no saber sociopedagógico, na investigação e na intervenção socioeducativa com públicos vulneráveis, especialmente crianças, jovens e famílias, com vista à sua capacitação, autonomia, participação e promoção social.
2.Aprofundar o conhecimento das políticas públicas e de projetos, espaços e entidades de intervenção no âmbito da ESDDL nas áreas da Cidadania, Igualdade, Direitos Humanos, Interculturalidade, Solidariedade, Justiça Social, Ação Comunitária, Desenvolvimento Sustentável, Inovação Social e Trabalho em Rede.
3.Desenvolver competências de gestão, planeamento, execução e avaliação de projetos sociais e de coordenação de instituições com intervenção social e educativa.
4.Consciencializar para a dimensão ética de investigar e/ou intervir em contextos sociais e educativos onde se enquadram e movem públicos marcados pela vulnerabilidade, marginalização e exclusão social.

Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado por uma instituição de ensino superior nacional ou estrangeira;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os
objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências
da Educação;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como
atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudo pelo Conselho Científico da Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso
ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau
de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

'A identidade profissional específica do Educador Social, confere-lhe o desempenho de funções de educador, animador, formador, mediador e investigador. Os espaços destas funções e das respetivas atividades profissionais podem ser:
- Organizações Não Governamentais e Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Entidades coletivas como Associações, Centros, Observatórios, Clubes, Movimentos, Comunidades e Empresas
- Serviços Sociais, Educacionais, Culturais e de Lazer
- Equipas Multidisciplinares em CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens), CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), EMAT (Equipas Multidisciplinares de Apoio Técnico aos Tribunais), E@A (Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva)
- Organizações Governamentais como Autarquias, Escolas, Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar, Instituições de Ensino Superior, Estabelecimentos Prisionais e Institutos Públicos.

Regime de Estudo

Diurno; Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os/as estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do RAUC, publicado em DR, 2ª série, em 24 de Setembro de 2020, Capítulo IV "Avaliação de Conhecimentos"

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Conhecer o quadro atual da Educação Social e a legislação que rege a profissão de Educador Social.
2. Conhecer as políticas públicas e os pressupostos sociológicos, pedagógicos e psicológicos na base das metodologias, técnicas e processos de intervenção socioeducativa.
3. Conceber e realizar projetos de investigação, no âmbito social e institucional onde a intervenção é realizada.
4. Organizar, desenvolver e gerir projetos e serviços socioeducativos (culturais, animação e tempos livres, intervenção comunitária, saúde e bem-estar).
5. Colaborar e assessorar no desenvolvimento de programas socioeducativos nos meios e redes de comunicação e informação.
6. Desenvolver competências de educação e mediação comunitária e familiar.
7. Desenvolver competências que favoreçam o trabalho em ambientes multiculturais e plurilinguísticos.
8. Promover uma atitude empática, ética, solidária e confiante em relação aos sujeitos e instituições.
9. Ser capaz de trabalhar em equipas multidisciplinares.

Coordenador(es) do Curso

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
mrpinheiro@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A Universidade de Coimbra, através das suas unidades orgânicas de ensino, credita formação anterior ou experiência profissional, com vista ao prosseguimento de estudos para obtenção de grau académico ou diploma, de acordo com o Regulamento Académico da UC, publicado em Diário da República, 2ª série, em 24 de Setembro de 2020, Capítulo XVIII "Outros Direitos Decorrentes de situação ou Condição especial" e Parte VIII "Creditações".

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro – aprova os princípios reguladores de instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior; Portaria 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Nos termos do artº 20º, nº1, alíneas a) e b) do DL 74/2006 de 24 de março na sua redação atual, a obtenção do grau de Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais pressupõe a inscrição e aprovação em todas as unidades curriculares do Curso de Especialização e a elaboração e defesa perante um júri de uma Dissertação de natureza científica, original e realizada para este fim ou de um Estágio de natureza profissional, objeto de Relatório Final.
A frequência com sucesso de todas as unidades curriculares do 1º ano do curso de mestrado, permite a obtenção de um certificado de estudos de pós-graduação em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Nos termos do número 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março (alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de setembro e retificado pela Declaração de Rectificação n.º 81/2009, de 27 de Outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 115/2013 de 07 de agosto), este 2º Ciclo de Estudos permite a candidatura a um 3º Ciclo de Estudos.

Plano de Estudos

Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: 6656

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023
2º Semestre
Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua

Nº Registo: CCPFC/ACC-87628/16

2016-07-25 a 2019-07-25
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1687/2011/AL03

2023-07-19

Documentos

17_2014_Guião de autoavaliação

27_2014_Decisão do Conselho de Administração

27_2021_Decisão do Conselho de Administração

25_2014_Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

25_2021_Relatório final Comissão de Avaliação Externa

19_2014_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

17_2021_Guião de autoavaliação