PEDRO C. CARVALHO


Professor Associado (Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra)

Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares. Universidade de Coimbra

Doutorado em História, especialidade de Arqueologia - 26 de julho de 2006 (UCoimbra)

Mestre em Arqueologia (1996, FLUPorto)

Licenciado em História (variante de arqueologia) (1992, FLUC) + Ramo de Formação Educacional (1993, FLUC)

 

 

 

Atividade docente

Tem assegurado ao longo dos últimos anos diferentes unidades curriculares do 1.º Ciclo em Arqueologia e do 2.º Ciclo em Arqueologia e Território, designadamente: Arqueologia Romana; História da Hispânia Romana; Arqueologia do Mundo Rural Romano; História de Roma Antiga; Análise de Materiais (Romanos); Epigrafia Romana; Arqueologia de Campo; Gestão do Património Arqueológico (1.º Ciclo); Políticas Públicas e Privadas em Arqueologia (2.º Ciclo).

 

Coordenação de Projetos de Investigação

Em Curso:

2021-2024: Investigador Principal do Projeto FCT. PTDC/HAR-ARQ/6273/2020: A aldeia histórica de Idanha-a-Velha: cidade, território e população na antiguidade (séc. I a.C. – XII d.C.).

2018-2020. “De Roma a Portugal (do Império ao Reino) – uma viagem de 1500 anos’”. Projeto desenvolvido pela Universidade de Coimbra para a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, no âmbito do Programa Operacional do Centro: Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Conceção e produção de conteúdos de divulgação científica para a operação Região de Coimbra Turismo 2020 (resultados a editar / apresentar em 2021)

Concluídos:

2000/2006: Cova da Beira: ocupação e exploração do território na época romana – projeto concluído, com a monografia publicada em 2007 pela Câmara Municipal do Fundão / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

1997/2007: Castelo da Lousa (Mourão). Plano de Minimização de Impactes sobre o Património Arqueológico na área do regolfo de Alqueva (juntamente com Jorge de Alarcão e Ana Gonçalves) – projeto concluído, com a monografia publicada em 2010, editada pela EDIA e MNAR (Museu Nacional de Arte Romana – Mérida, Espanha). 

1998/2009: O forum-criptopórtico de Aeminium (Coimbra). Projeto de execução das obras de ampliação e requalificação do Museu Nacional de Machado de Castro (coordenação juntamente com J. Alarcão) – projeto concluído, com a monografia publicada em 2009, editada pela EDIFER/IMC. Neste projeto colaborou com o Arquiteto Gonçalo Byrne - prémio Piranesi / Prix de Rome, 2014 (um dos mais relevantes prémios internacionais de arquitetura atribuídos a projetos construídos em conjuntos de importância patrimonial e nos quais particularmente se destacou a relação entre "projeto arquitetónico e herança arqueológica").

2007/2009: O fórum da civitas Igaeditanorum (Idanha-a-Velha) – projeto inscrito no PNTA, apoiado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova – resultados parcialmente publicados no AEspA / IH-CSIC, Madrid – revista indexada no Web of Science.

2012-2016: O sítio da Torre Velha, em Castro de Avelãs (Bragança), inscrito no PNTA e desenrolando-se no quadro de uma prestação de serviços especializados da FLUC à Câmara Municipal de Bragança. Projeto distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2014 - resultados parcialmente publicados.

2012-2017: Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua (EHEVT) – Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua: medidas de compensação na componente património cultural (concelhos de Murça, Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Alijó), EDP, Consórcio Arqueohoje & Palimpsesto (PSE, Consultoria, FLUC) - Projeto concluído, com a publicação integral dos resultados em 2018. Ed. EDP/Afrontamento: 3 volumes, 1.130 pág. – obra de natureza coletiva e multidisciplinar, composta por 21 capítulos, assinados por 29 autores, entre os quais figuram arqueólogos, historiadores, arquitetos, geólogos, geógrafos e etnólogos.

2016-2019: Da 'Civitas Igaeditanorum' à Egitânia. A construção e evolução da cidade e a definição dos seus territórios da época romana até à doação dos Templários (séculos I a XII). IGAEDIS. Projeto de Investigação Plurianual Aprovado pela Direção Geral do Património Cultural. Projeto enquadrado por um protocolo celebrado em junho de 2017 entre o Município de Idanha-a-Nova, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – resultados parcialmente publicados

 

Publicações e conferências

(várias, cf. Curriculum)

 

Cargos: participação na gestão da instituição universitária

Subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (desde julho de 2019).

Presidente da Assembleia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (desde setembro de 2013 a maio de 2019)

Subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2011-13)

Membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Letras (entre 2013 e 2019)

Subdiretor do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes (2017-19) e Coordenador da Secção de Arqueologia.

Subdiretor do Departamento de História, Arqueologia e Artes (2009-11)

Diretor de Curso (1.º Ciclo em Arqueologia e História, 2008-11 e 1.º Ciclo em Arqueologia, desde julho de 2015 a maio de 2019)

Membro da Assembleia da Faculdade de Letras (2009-11)

 

 
A sua fotografia