Publicações

Em Construção

 

Livros

  • LOPES, Isabel Poço (No prelo). Prolec-R. Bateria de avaliação de processos de leitura. Caderno de estímulos.  Lisboa: Cegoc. (Coautoria Ana Paula Couceiro Figueira – Em fase de testes.)

  • LOPES, Isabel Poço (2014). Ferramentas da mente: a perspetiva de Vigotsky sobre a educação de infância. Coimbra: Imprensa da Universidade. (Em coautoria com Ana Paula Couceiro Figueira & Maria Lurdes Cró)

  • LOPES, Isabel Poço (2011). Acordo Ortográfico. O que mudou no Português Europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (Em coautoria com Ana Teresa Peixinho). 

  • LOPES, Isabel Poço et. al. (org.) (1999). Gramática e ensino das línguas. Actas do I colóquio sobre gramática. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Livraria Almedina.


Artigos em revistas/jornais

  • LOPES, Isabel Poço (2013). Compreensão de diferentes estruturas gramaticais: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais: estudo ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Portugal.  In Revista Psicologia, Educação e Cultura, vol. CVII, nº 1, pp. 36-64. (Em coautoria com Ana Paul Couceiro e Tânia Simões)

  • LOPES, Isabel Poço (2003). Interdependência e determinação. O estatuto sintáctico da função sujeito. In: Revista Portuguesa de Filologia, n. II, p. 469-483. (Em coautoria com Maria Joana Vieira Santos) 

  • LOPES, Isabel Poço (2002) As novas tecnologias e o nascimento de uma “nova” escrita”. In: Notícias da Golegã de 07 de Março de 2002, Ano 2, nº 37, p. 9.

  • LOPES, Isabel Poço (2001). 2001 – Ano europeu das línguas e o estatuto da língua portuguesa. In: Notícias da Golegã, p. 13-13, 22 Novembro de 2001.

  • LOPES, Isabel Poço (2000) Analyse de trois grammaires portugaises. In: Travaux du SELF – Vers une nouvelle grammaire, v. 8, n. 8, pp. 59-73.

  • LOPES, Isabel Poço (1997). As Formas do Tipo Cantava e Cantaria e a Dinâmica Linguística. In: Revista Portuguesa de Filologia, n. XXI, pp. 241-263.

 


 

Artigos em atas de encontros científicos

  • LOPES, Isabel Poço (2004). Les «propositions subordonnées» et le concept de subordination. In: XXIIe Colloque International de Linguitique Fonctionelle. Évora. As línguas no dealbar do século XXI. Actes du XXIIe Colloque International de Linguistique Fonctionnelle. Évora, pp. 201-207.

  • LOPES, Isabel Poço (1998). Changements du système verbal portugais: quelques explications. In: XXe Coloque International de Linguistique Fonctionnelle, 1997. Liège. XXe Colloque International de Linguistique. Cahiers de L'Institut de Linguistique de Louvain. Louvain: Institut de Linguistique de Louvain. 

  • LOPES, Isabel Poço (1998). Norma(s) e gramática(s). In: Gramática e Ensino das Línguas. Actas do I Colóquio sobre Gramática. Coimbra: Livraria Almedina, pp. 45-50. 

  •  LOPES, Isabel Poço (1995). Contribution à la redéfinition des relations entre les modalités verbales: temps et modes. In: XIXeColloque de la Société Intenationale de Lingustique Fonctionnelle. Coimbra. Actes du XIXe Colloque de la Société Internationale de Linguistique Fonctionnelle. Coimbra: 1993.


Posters

  • LOPES, Isabel Poço e Ana Paula Couceiro Figueira (2012). O grande salto... do jardim de infância para o sítio das aprendizagens básicas. As questões fonológicas. Poster selecionado e apresentado no 2nd Conference Life transitions: contexts and processes, realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, nos dias 25 e 26 de outubro de 2012.

  • LOPES, Isabel Poço e Ana Paula Couceiro Figueira (2012). The instrumentallity of digital portfolios in training of educacional psycologists. Poster selecionado e apresentado no Europlat 2012 Conference, realizado na Universidade de Vilnius, Lituânia, nos dias 28 a 30 de junho de 2012.

  • LOPES, Isabel Poço e Ana Paula Couceiro Figueira (2011). SICOLE-r: evaluation (computerized) of cognitive processes involved in reading. Portuguese version. Poster selecionado e apresentado na 4ª edição do Congresso Internacional “ICT for Language Training”, realizado em Florença, Itália, nos dias 20 e 21 de outubro de 2011. 

  • LOPES, Isabel Poço e Ana Paula Couceiro Figueira (2011). Prolec-r: evaluation of the processes of reading. Proposal for a computerized version. Poster selecionado e apresentado na 4ª edição do Congresso Internacional “ICT for Language Training”, realizado em Florença, Itália, nos dias 20 e 21 de outubro de 2011. 

  • LOPES, Isabel Poço e Ana Paula Couceiro Figueira (2011). SICOLE: sistema cognitivo de avaliação da leitura. Poster selecionado e apresentado no XI Congreso International Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado ne Universidade da Coruña, Espanha, nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2011.

  • LOPES, Isabel Poço e Ana Paula Couceiro Figueira (2011). Avaliação dos processos de leitura: PROLEC-R. versão portuguesa. Poster selecionado e apresentado no XI Congreso International Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado ne Universidade da Coruña, Espanha, nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2011. 

 


Recensões críticas

  • LOPES, Isabel Poço (1995). Recensão critica de Miriam Voghera, Sintassi e Intonazione nell'Italiano Parlato, Bologna, Società Editrice Il Mulino, 1992, 335 pp. In: La Linguistique, vol. 31, fasc. 2, pp. 171-175.

  • LOPES, Isabel Poço (1995). Recensão crítica de Lars Larsson, La sintassi dei pronomi relativi in italiano moderno. Con particolare riguardo alla concorrenza tra CHE e PREP. + CUI/IL QUALE nella proposizione relativa ad antecedente temporale, Uppsala, Acta Universitatis Upsaliensis. Studia Romanica Upsaliensia, 46, 1990, 320 pp. In: La Linguistique, vol. 31, fasc. 2, pp. 175-176.

 


Conferências e comunicações orais em eventos científicos 

  • LOPES, Isabel Poço (2011). Novos Desafios para o Ensino da Gramática no Ensino Básico. Conferência apresentada, a convite da respetiva Comissão Organizadora, no II Encontro Internacional do Ensino do Português. Escola Superior de Educação de Coimbra, 11 a 13 de Fevereiro de 2011.

  • LOPES, Isabel Poço (2009). Áreas Críticas do Português Língua Não Materna. Conferência apresentada a convite da Comissão Organizadora das IV Jornadas de Língua Portuguesa – O Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais –, promovidas pelo Instituto Camões e realizadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique, nos dias 21 e 22 de Setembro de 2009.

  • LOPES, Isabel Poço (2008). Painel: O imigrante e a Língua Portuguesa. Faculdade de Letras, 5 de Novembro de 2008.

  • LOPES, Isabel Poço (2008). Competência Lexical e Competência Sintáctica: Implicações no Ensino do Português Língua não Materna. Comunicação apresentada, em parceria com a Doutora Anabela Fernandes, no I Encontro Internacional do Ensino do Português. Escola Superior de Educação de Coimbra, 30 de Junho e 1 de Julho de 2008.

 


Outras publicações

  • LOPES, Isabel Poço (2015).  Bibliografia sobre a situação linguística e o ensino da língua portuguesa em Macau, disponível em Ponto de Encontro Português na China, 2015.

  • LOPES, Isabel Poço (2013). Impressões sobre Timor-Lorosa’e. In Rua Larga, Revista da Universidade de Coimbra, nº 39, p. 20.

  • LOPES, Isabel Poço (2014). Bibliografia sobre aquisição, aprendizagem e ensino do Português Língua Não Materna: o caso dos aprendentes de língua materna chinesa, disponível em Ponto de Encontro Português na China, 2014

  • LOPES, Isabel Poço (2013). Bibliografia sobre Recursos didáticos para o ensino e aprendizagem do Português Europeu língua não materna, disponível em www.catedraportugues.uem.mz, 2013.

  • LOPES, Isabel Poço (2002). "As novas tecnologias e o nascimento de uma “nova” escrita”. In Notícias da Golegã de 07 de março de 2002, Ano 2, nº 37, p. 9.

  • LOPES, Isabel Poço (2013). "Ano europeu das línguas e o estatuto da língua portuguesa". In Notícias da Golegã, p. 13-13, 22 nov.