a carregar...

Orientações

Em curso

Martins, Flávia – O sintagma nominal: análise contrastiva de Tétum /Português. Dissertação de Mestrado em Língua e Linguística Portuguesas no âmbito do projeto de cooperação entre e a Universidade Nacional de Timor-Leste e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Miranda, Elsa – A estrutura argumental dos verbos no português de Timor-Leste. Estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Língua e Linguística Portuguesas, no âmbito do projeto de cooperação entre a Universidade Nacional de Timor-Leste e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Em coorientação com a Doutora Cristina Martins. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 Soares, Maria Filomena – A importância da metalinguagem para o desenvolvimento da competência sintática do ensino do Português em Timor-Leste. Dissertação de Mestrado em Língua e Linguística Portuguesas, no âmbito do projeto de cooperação entre a Universidade Nacional de Timor-Leste e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em coorientação com a Doutora Maria Isabel Pires Pereira. 

 Vasconcelos, Suely – A Importância da didáctica para a aquisição do português como língua segunda: oralidade, leitura e escrita. A 2ª Classe em Questão. Dissertação de Mestrado em “Ensino de Português como L2” (curso bi-tituladoFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Mondlane, Moçambique - FLUC/FLCH-UEM). Em coorientação com a Dra Maria Conceição Siopa.

 


Concluídas

Chen, Di – O papel da imersão na aprendizagem das formas de tratamento em português europeu por alunos chineses. Dissertação de Mestrado em Português Língua estrangeira/Língua Segunda da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em coorientação com a Doutora Maria Isabel Pires Pereira. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Aprovada, por unanimidade, em 29 de janeiro de 2014, com 15 valores.

 Baltasar, Alexandra – Materiais didáticos para o ensino do português a alunos timorenses do ensino técnico-vocacional. Dissertação de Mestrado em Português Língua estrangeira/Língua Segunda, sob orientação de Isabel Poço Lopes e Maria Isabel Pires Pereira. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Aprovada, por unanimidade, em 29 de janeiro de 2014, com 15 valores.

Caetano, Josefina Marília Rodrigues – As estratégias e actividades de ensino-aprendizagem da escrita no Ensino Básico – 7 ª Classe. Dissertação de Mestrado em Ensino de Português como L2 (curso bi-titulado Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Mondlane, Moçambique - FLUC/FLCH-UEM), sob orientação de Isabel Poço Lopes. Aprovada, por unanimidade, em 10 de maio de 2012, com 16 valores.

Plácido, Bruna Isabel Joaquim – Aquisição do campo semântico do tempo em PLNM: análise de produções escritas e correlação com estratégias de ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda. Em coorientação com a Doutora Maria Joana Vieira dos Santos. Aprovada, por unanimidade, em 06 de Janeiro de 2010, com 14 valores.

Silva, Catarina Isabel de Almeida Pereira da – Oposições Aspectuais em Português como Língua Segunda. O Caso dos falantes de Russo em Contexto de Imersão. Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda. Em coorientação com a Doutora Maria Joana Vieira dos Santos. Aprovada, por unanimidade, em 12 de Abril de 2010,com 15 valores.