Informa-se que a partir do dia 23 de outubro o aspeto destas páginas vai ser alterado.
Caso detete alguma falha, poderá reportar a mesma através do endereço de email helpdesk@uc.pt.
a carregar...
Professor Auxiliar
Área Científica: Geotecnia

Morada:

Departamento de Engenharia Civil - FCTUC

Rua Luís Reis Santos - Pólo II da Universidade

3030 - 788 Coimbra

Gabinete: SG.5.8

Telefone: 239 797 224 (422 224)

E-mail: amgpedro@dec.uc.pt

Áreas de interesse

 - Modelação numérica e previsão de comportamento de estruturas subterrâneas e escavações profundas;- Calibração de modelos constitutivos de solos utilizando métodos de otimização avançados;

- Caracterização geomecânica de maciços rochosos;

- Modelação numérica da variabilidade em solos e rochas;

- Estabilização com ligantes e bioestabilização de solos;

- Dimensionamento de fundações offshore;

Nota Biográfica

 Após concluir o liceu na Escola Secundária Avelar Brotero em 1998 no agrupamento de construção civil, António Pedro frequentou o curso de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra (UC) tendo-o concluído, no perfil de Geotecnia, em 2003 com a média de 16 (em 20). Findo este permaneceu na Universidade de Coimbra onde concluiu em 2007 o Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica com a tese intitulada “Túnel do Mato Forte – Retroanálise do seu comportamento”. Em 2009, iniciou na secção de Geotecnia do Departamento de Engenharia Civil e Ambiente do Imperial College de Londres os estudos com vista ao doutoramento que viria a concluir em 2013, com a tese “Geotechnical investigation of Ivens shaft in Lisbon”.

Desde 2002 que António Pedro encontra-se ligado à secção de Geotecnia do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da FCTUC. Inicialmente, como monitor, onde esteve envolvido em diversos projetos para o exterior e na docência de aulas laboratoriais de Mecânica dos Solos. Em 2004 passou a integrar o corpo docente do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC. Primeiro como Assistente Estagiário, a partir de 2007, após concluído o mestrado, como Assistente e, após regressar de Londres em 2013, como Professor Auxiliar.

No ano de 2017 efetuou um pós-doutoramento no Imperial College de Londres integrando o projeto de investigação PISA2, que visou desenvolver novas metodologias para o dimensionamento mais eficiente de fundações de torres eólicas por estacas isoladas instaladas em ambiente marinho, tendo a seu cargo a caraterização geológico-geotécnica dos materiais argilosos, a calibração e validação dos modelos constitutivos bem com a realização e interpretação de todas as análises numéricas efetuadas.

Durante o período enquanto docente do DEC-FCTUC a sua atividade pedagógica compreendeu a docência de diversas unidades curriculares do Curso/Mestrado Integrado de Engenharia Civil (MIEC) e Engenharia do Ambiente (MIEA), nomeadamente: Informática, Mecânica dos Solos I, Mecânica dos Solos II, Fundações, Mecânica das Rochas e Obras de Contenção e Escavação, bem como da disciplina do Mestrado em Reabilitação de Edifícios Reabilitação e Reforço de Fundações. Para além da atividade letiva António Pedro participou em diversos júris de provas académicas e foi, e é atualmente, orientador de várias teses de mestrado na área de Geotecnia.

António Pedro participou igualmente como investigador em diversos programas de investigação científica, tais como o MIT-Portugal, tendo analisado o risco associado à construção de linhas de alta velocidade, bem como a caracterização de solos arenosos submetidos a solicitações dinâmicas. A sua investigação tem sido diversificada, embora focalizada no dimensionamento, previsão do comportamento e modelação numérica de estruturas subterrâneas e escavações profundas realizadas em maciços terrosos e rochosos. Recentemente tem investigado igualmente a utilização de métodos de otimização na calibração de modelos constitutivos de solos, a modelação numérica da variabilidade existente nos solos e rochas e a estabilização de solos com ligantes ou através da introdução de bactérias (bioestabilização).

A investigação efetuada contribuiu para que António Pedro publicasse, como autor ou coautor, mais de 40 artigos técnicos, publicados em Jornais e Conferências Internacionais e Nacionais de referência, e participasse no desenvolvimento de alguns programas educacionais. O reconhecimento científico de António Pedro é igualmente atestado pelo facto de integrar o painel de revisores das revistas internacionais de referência Geotechnique, Geotechnique Letters, Geotechnical Testing Journal entre outras. Para além disso é o representante português nos Comités Técnicos 103 – Numerical Methods e 209 – Offshore, da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.

Como consultor e projetista António Pedro cooperou em diversos e importantes projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam: a reabilitação dos túneis do Rossio em Lisboa e da Tornada nas Caldas da Rainha; o dimensionamento da estação elevatória dos Socorridos na Madeira, do túnel do Mato Forte em Lisboa, do túnel da Trofa, do túnel Zaouit Ait Mellal em Marrocos, do túnel de Las Palmas em Espanha e do poço Ivens em Lisboa. Para além destes projetos de relevo efetuou diversos relatórios técnico-científicos relacionados com a estabilidade e segurança de diversas obras geotécnicas de escavação e contenção e subterrâneas, das quais se destaca a análise da Estabilidade da Chaminé de Equilíbrio inserida no Complexo Hidroeléctrico de Venda Nova III.

Ao nível da gestão académica António Pedro assumiu funções como subdiretor do DEC entre 2013 e 2015, tendo a seu cargo os pelouros de Recursos Humanos e Instalações. No âmbito das suas funções destacam-se: o desenvolvimento de uma plataforma informática capaz de controlar e monitorizar o consumo energético do DEC; a implementação de um plano quinquenal de manutenção e investimento nas instalações do departamento; a coordenação das Comemorações dos 40 anos dos Primeiros Licenciados em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra; bem como a realização e coordenação da exposição fotográfica “40 Anos, 40 Momentos” que retracta em imagens a evolução histórica do DEC desde a sua criação em 1972.

Publicações

Teses

Pedro, A. M. G. (2007) Mato Forte Tunnel – Back Analysis of Its Behaviour. MSc Thesis. University of Coimbra, Coimbra, Portugal. (in Portuguese).

Pedro, A. M. G. (2013) Geotechnical Investigation of Ivens Shaft in Lisbon. PhD Thesis. Imperial College London, London, UK.

Principais artigos em revistas internacionais

Oliveira, P. J. V., Correia, A. A. S., Teles, J. M. N. P. C. & Pedro, A. M. G. (2017) Effect of cyclic loading on the behaviour of a chemically stabilised soft soil reinforced with steel fibres. Soil Dynamics and Earthquake Engineering, 92 pp. 122-125.

Pedro, A. M. G., Zdravković, L., Potts, D. & Almeida e Sousa, J. (2017) Derivation of model parameters for numerical analysis of the Ivens shaft excavation. Engineering Geology, 217 pp. 49-60.

Correia, A. A. S., Venda Oliveira, P. J., Teles, J. M. N. P. C. & Pedro, A. M. G. (2017) “Strength of a Stabilised Soil Reinforced with Steel Fibres”. Proceedings of the Institution of Civil Engineers - Geotechnical Engineering, 170 (4), 312-321.

Carmona, J. P. S. F., Venda Oliveira, P. J., Lemos, L. J. L. & Pedro, A. M. G. (2018) Improvement of a sandy soil by enzymatic calcium carbonate precipitation. Proceedings of the Institution of Civil Engineers - Geotechnical Engineering, 171 (1), pp. 3-15.

Pedro, A. M. G., Zdravković, L., Potts, D. & Almeida e Sousa, J. (2018) Geotechnical characterization of the Miocene formations at the location of Ivens shaft, Lisbon. Quarterly Journal of Engineering Geology and Hydrogeology, 51 (1), pp. 96-107.