Tecnologias Avançadas

Ano
5
Ano lectivo
2016-2017
Código
02007315
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Estrutura e Propriedades da Materiais; Ciência e Engenharia de Materiais; Tecnologias.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino adotados têm como objetivo principal o conhecimento essencial sobre tecnologias avançadas, aplicadas à engenharia de materiais. Além de aulas presenciais sobre os temas-chave, no qual serão ensinados os conceitos básicos e estimulada a discussão sobre a sua importância para os futuros mestres, é estabelecida a relação entre o produto e a tecnologia. As aulas serão complementadas por visitas às indústrias onde a tecnologia está disponível.

Resultados de Aprendizagem

Selecionar, controlar e adaptar tecnologias/metodologias associadas à produção de componentes com racionalização de custos. Competência em tecnologias de modificação de superfícies. O recurso à tecnologia de pós metálicos é cada vez mais uma exigência para o fabrico de componentes de geometria complexa em grande série. A pulverotecnologia é não só uma necessidade da macrofabricação, mas é essencial no fabrico de microcomponentes, onde pode recorrer a técnicas convencionais ou mesmo novas abordagens como o uso de laser, feixes iónicos ou mesmo de bactérias. Por outro lado, as técnicas de ligação convencionais não são compatíveis com microcomponentes, tornando o recurso ao laser e a feixes de eletrões e uso de enchimentos com nanocamadas auto-propagáveis obrigatórios para uma resposta eficaz. O acabamento final, com ou sem a texturização das superfícies, é assumido como um nanoacabamento, obrigando a novos acabamentos por abrasivos magnéticos.

Estágio(s)

Não

Programa

As tecnologias avançadas como motor da metatecnologia associada a um produto. O vetor tecnológico da matriz produto. As tecnologias avançadas disponíveis no mercado de interesse para a engenharia mecânica – das tecnologias 2D às 3D. Tecnologias de modificação de superfícies – tratamentos por difusão e implantação; tratamentos por deposição de um revestimento: revestimentos finos e revestimentos espessos. Tecnologias 3D – tecnologias por processamento de pós: ligas metálicas, materiais cerâmicos e compósitos; as características dos pós e o processamento; tipos de processamento: conformação (prensagem e injeção) e consolidação/sinterização (temperatura e pressão); papel do laser. Tecnologias 3D “near net shape”: papel dos pós e tratamentos específicos; parâmetros a controlar. Microfabricação – definição; processos subtrativos; replicativos (micro PIM e hot embossing) e aditivos; novos processos de ligação. Análise comparativa de custos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Freire Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação
exame ou frequência+mini-testes+ trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Non-Equilibrium Processing of Materials, ed. C. Suryanarayana, Pergamon, 1999

Apontamentos sobre Engenharia de Superfícies, A. Cavaleiro e M.T. Vieira, ed. UC, 1992

Depôts Physics, Techniques, Microstructures et Properties, Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, 2003

Powders Technology, ed.PME, Florence, 2010

Fundamentals of Microfabrication, The Science of Miniturization, 2nd, Mark J. Madou, CRC press LLC, 2002