Projecto Assistido por Computador em Hidráulica Urbana

Ano
5
Ano lectivo
2019-2020
Código
02006832
Área Científica
Hidráulica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação em Métodos Numéricos, Métodos Estatísticos, Hidráulica, Hidrologia e Saneamento Básico.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição teórica das matérias, apresentação e discussão de exemplos de aplicação prática, resolução acompanhada de problemas, resolução autónoma (pelos alunos) de um pequeno exemplo de um sistema de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais. Aulas de orientação para realização do projecto.

Resultados de Aprendizagem

Transmitir os conceitos e práticas adequadas ao Projecto, Planeamento, Operação e Gestão de Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais e Pluviais. Familiarização com modernas ferramentas de CAD/CAE, bem como com os métodos e mecanismos de telemedição, telegestão e controlo.

Avaliação, análise e discussão técnico-económica, bem como para a exploração de infra-estruturas dos diferentes componentes dos Sistemas de Saneamento Básico.

Estágio(s)

Não

Programa

A sustentabilidade nas infra-estruturas de Hidráulica Urbana. Enquadramento Legal e Normativo. Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água (modelação dinâmica, modelação da qualidade, criação de um modelo, calibração, gestão da energia, de fugas e perdas, tarifário). Sistemas Urbanos de Drenagem de Águas Residuais (modelação e análise de escoamentos permanentes em superfície livre, análise de sistemas separativos e unitários, instalações elevatórias de águas residuais, sistemas simplificados e qualidade em sistemas de drenagem). Planos Directores de Abastecimento de Água, de Drenagem de Águas Residuais e de Drenagem.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Eduardo da Cruz Simões

Métodos de Avaliação

Contínua
Realização de um projecto: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

SÁ MARQUES, Alfeu; SOUSA, Joaquim, 2011 - HIDRÁULICA URBANA – Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais, onze capítulos, dois anexos, 450 páginas, 3ª Edição, Imprensa da Universidade de Coimbra, Outubro, ISBN 978-989-26-0124-3

BETÂMIO de ALMEIDA, A. e KOELLE, E. – Fluid Transients in Pipe Networks. Computational Mechanics Publications, Elsevier Applied Science, 1992.

http://www.epa.gov/nrmrl/wswrd/dw/epanet

http://www.image.unipd.it/salandin/IngAmbientale/Progetto_2/EPANET/EN2manual.pdf

http://www.epa.gov/nrmrl/wswrd/wq/models/swmm/

http://eng.odu.edu/cee/resources/model/mbin/swmm/win/epaswmm5_manual.pdf