Análise Infinitesimal IV

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
01001231
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Infinitesimal II, III, Álgebra Linear e Geometria Analítica I, II.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com intervenção activa dos alunos, podendo incluir a apresentação de exercícios resolvidos fora das horas de contacto.

O trabalho do estudante é continuamente observado e avaliado. O estudante tem acesso aos resultados das diferentes avaliações e é encorajado a analisar o seu progresso em reuniões individuais com o professor.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo da unidade é desenvolver um primeiro contato com o cálculo integral de funções definidas em Rn, culminando no estabelecimento dos quatro teoremas fundamentais: o teorema central do cálculo do integral curvilíneo, o Teorema de Riemann-Green, o Teorema de Stokes e o Teorema de Gauss. O curso é estrurado de modo a representar um compromisso entre uma abordagem teórica rigorosa e um constante recurso à intuição e às potencialidades de aplicação dos resultados estabelecidos. Será usado software gráfico (por exemplo MATHEMATICA) para complementar a abordagem teórica e desenvolver a capacidade de visulaização.

As principais competências de carácter genérico, a desenvolver, incluem:

Capacidade de cálculo;

Conhecimento de resultados matemáticos;

Capacidade de generalização e abstracção;

Capacidade de formular e resolver problemas;

Expressões escrita e oral rigorosas e claras;

Capacidade de aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Medida de Jordan em Rn.

2. Integral Duplo. Conceito. Propriedades. Teorema de Fubini. Teorema da média. Cálculo de áreas e volumes. Área de uma superfície. Cálculo do integral duplo em coordenadas polares.

3. Integral triplo. Conceito. Propriedades. Fórmula de cálculo. Integral triplo em coordenadas cilíndricas e esféricas. Aplicações.Generalização do conceito de integral a Rn.

4. Integral curvilíneo de uma função vectorial. Conceito e propriedades. Fórmula de cálculo. Trabalho físico. Integral curvilíneo de uma função escalar. Campos conservativos. Independência do caminho. Teorema de Riemann-Green. Condição necessária e suficiente para que um campo seja conservativo. Generalizações do Teorema de Riemann-Green.

5. Mudança de variável no integral duplo.

6. Integral de superfície. Teorema de Stokes. Fluxo.

7. Teorema de Gauss.

8. O teorema de Gauss e as leis de conservação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Martins Serra de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Aprovação nesta unidade curricular exige classificação de, pelo menos, 10 valores (em 20). Os alunos que realizem, ao longo do semestre, as frequências, os mini-testes e/ou trabalho de casa podem dispensar de exame final. A soma das percentagens atribuídas a estas três componentes é 100%. Os restantes alunos são avaliados através de exame final para 100%.: 100.0%

Bibliografia

J. E. Marsden, Elementary Classical Analysis. Freeman, NY, 1974.

 

J. E. Marsden, Calculus III. 2nd edition. Springer, NY, 1991.

 

M. P.  Serra Oliveira, C. Oliveira, Análise Infinitesimal IV, Notas de Curso, 2008