Álgebra Linear e Geometria Analítica I

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01001143
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento e domínio das matérias lecionadas na disciplina de Matemática do ensino secundário.

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas, é feita uma exposição oral das matérias com recurso a quadro e giz ou ao computador e powerpoint. Serão dados exemplos e resolvidos problemas. Será no professor que se centrará o desenvolvimento destas tarefas.  As aulas práticas são dedicadas à resolução de exercícios pelos alunos, com a ajuda do professor.

Os alunos dispõem também de um horário de atendimento pelo professor, que deve ser aproveitado para esclarecer dúvidas sobre a matéria lecionada, ajudar na realização dos trabalhos de casa e na preparação para os exames.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno adquira e compreenda os conceitos fundamentais da Álgebra Linear concreta. As matérias mais computacionais (matries, sistemas lineares, Rn) são privilegiadas de forma que o aluno aborde assuntos indispensáveis a outras disciplinas dos anos seguintes. Por fim, pretende-se que o estudante entenda a importância do raciocínio e da demonstração em Matemática.

As principais competências a desenvolver são: capacidade de generalização e abstração; capacidade de formular e resolver problemas matemáticos; conceção e utilização de modelos matemáticos; argumentação lógica; espírito crítico; expressões escrita e oral rigorosas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Matrizes. - Operações com matrizes.

2. Sistemas de equações lineares. - Algoritmo de eliminação de Gauss. Algoritmo de Gauss-Jordan para a inversão de matrizes.

3. Determinantes.

4. O espaço vetorial Rn.

5. Produto interno em Rn. - Projeção ortogonal de um vetor sobre um subespaço. Sistemas impossíveis e soluções dos mínimos quadrados. Produto externo de vetores em R3.

6. Geometria Analítica.

Docente(s) responsável(eis)

João Filipe Cortez Rodrigues Queiró

Métodos de Avaliação

Avaliação
A aprovação nesta unidade curricular exige classificação de, pelo menos, 10 valores (em 20). Os alunos que realizem, ao longo do semestre, as frequências e os mini-testes podem dispensar de exame final. A soma das percentagens atribuídas a estas duas componentes é 100%. Os restantes alunos são avaliados no final do semestre através de uma prova escrita (exame).: 100.0%

Bibliografia

A. P. Santana, J. F. Queiró, Introdução à Álgebra Linear, Gradiva, 2010