Biologia da Conservação

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01000663
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Matemática, Ecologia das Populações e das Comunidades e Bioestatística.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão apresentadas em power-point e orientadas para estimular a discussão sobre os diversos aspectos da biologia da conservação. Serão indicados vários artigos que os alunos deverão apresentar e discutir oralmente na aula.

As aulas teórico-práticas incluem o uso de técnicas para monitorizar populações, utilização de software especializado elaboração de relatórios, saídas de campo e apresentação oral de trabalhos e planos de ação.

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina os alunos adquirem conhecimentos sobre os aspectos composicionais, estruturais e funcionais da biodiversidade, e abordam a conservação da diversidade biológica nas suas várias componentes: genética, espécies, comunidades e ecossistemas. As principais ideias e teorias da conservação biológica são introduzidas: valores e ética da conservação da natureza, ameaças à diversidade biológica, conservação aos níveis da população e comunidade, critérios de selecção e gestão de reservas naturais, legislação ambiental e desenvolvimento sustentável. Os alunos adquirem os conhecimentos essenciais para monitorizar populações, calcular índices de diversidade biológica, avaliar áreas protegidas e implementar planos de conservação/gestão para espécies e habitats.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

O valor utilitário e intrínseco da Biodiversidade. Ética e Conservação Biológica.

2. Diversidade biológica

Diversidade genética, riqueza específica e diversidade de ecossistemas. Índices de diversidade e raridade. Padrões globais de biodiversidade.

3. Ameaças à diversidade biológica

Vulnerabilidade das espécies à extinção. Causas da extinção de espécies.

4. Conservação de espécies e de populações

Gestão da variação genética. Dinâmica de populações. Metapopulações e modelos fonte-sumidouro. Análise de viabilidade de populações. Monitorização de populações.

5. Conservação de ecossistemas

Interacções entre espécies. Importância da sucessão e perturbação na biodiversidade.

O efeito de mosaico e diversidade de paisagens. Fragmentação de habitats. Alteração dos processos ecológicos. Alterações climatéricas.

6. Conservação aplicada

Conservação de espécies in-situ e ex-situ. Planos de acção para espécies e habitats. Restauro ecológico. Legislação ambiental.

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Albino Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Projecto: 15.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Frankham, R., J. D. Ballou e D. A. Briscoe. 2002. Introduction to conservation genetics. Cambridge University Press, Cambridge.

 

Given, D.R. 1994. Principles and practice of plant conservation. Timber Press Inc. Oregon.

 

Groom, M. J., G. K. Meffe e C. R. Carroll. 2006. Principles of Conservation Biology. Third edition. Sinauer associates, Sunderland.

 

Hill, D. M. Fasham, G. Tucker, M. Shewry e P. Shaw. 2005. Handbook of biodiversity methods: survey, evaluation and monitoring. Cambridge University Press, Cambridge.

 

Primack, R. B. 2002. Essentials of Conservation Biology. Sinauer associates, Sunderland.

 

 

 Em cada ano serão fornecidos e discutidos artigos recentes