Projeto 3 - Aplicações Multimédia

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01016016
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Disciplinas de Programação, Tecnologias da Internet, Tipografias, Projeto 1 e 2.

Métodos de Ensino

Um projecto semestral com o foco no design de aplicações, para leitura, contextualizado numa obra central: - Introdução a métodos de trabalho colectivo, por assemblagem de funções diversas (BROWER et al, 2005), permitindo fomentar a criatividade individual e o raciocínio crítico simultâneamente a complementaridade e experimentação; - Aplicação de metodologias e processos para aprender a construir um protótipo operacional; - Exposições teórico-práticas apoiadas por discussão de casos e ensaio de tecnologias; - Ensaio de práticas de projecto com avaliação contínua e periódica.

Resultados de Aprendizagem

Através desta unidade o aluno deverá desenvolver competências na prática interdisciplinar entre Design e Informática enquanto saberes, canais e suportes de conteúdo multimédia, nomeadamente: - expandir a compreensão das especificidades de Design de comunicação face às múltiplas morfologias existentes em plataformas de publicação digitais, impressas e periódicos; - conhecer os conceitos dominantes na análise, edição, processamento e disseminação de conteúdos, análise de formatos e métodos, estabelecidos e emergentes; - desenvolver um projecto, partindo de um contexto sócio-cultural e abordando as diversas problemáticas, necessidades, e projecções que surgem associadas aos diversos suportes; - conhecer e mobilizar as tecnologias relevantes no contexto da criação de canais a partir de sistemas de gestão de conteúdos; - compreender o diálogo entre as práticas do Design e da Informática, na criação de objectos editoriais/aplicações, através de interações exploratórias.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O projecto editorial, Design, a Computação: Desktop publishing (DTP), PostScript, PDF, Print on demand/Web publishing, CMS, e-pub, aplicações móveis; 2. Análise histórico-cultural do design e dos meios de publicação; 3. Fundamentos de Design para interação, composição e paginação em diversos meios e superfícies de leitura; 4. Problemáticas e estratégias na edição contemporânea, o espaço social, profissionalização, dependências e independências, arquivo, interface e disseminação; 5. Introdução de conceitos e critérios de design de conteúdos; 6. Criação de conteúdos visuais; fotografia, diagrama, infografia e ilustração; 7. A página/ecrã: cânones, construção, layout, grelha, paginação; 8. O texto/cibertexto: arquétipos, contextos, limites, escrita e leitura; 9. A imagem/modo: tipologias, transformações e movimento; 10. Organização de um processo/projecto interdisciplinar: design, conteúdos e engenharia; 11. Arquitectura e prototipagem de sistemas de gestão de conteúdos.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Sucena Silveira Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de investigação: 15.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

CROSS, Nigel. (2007) Designerly Ways of Knowing. Berlin/Basel. Board of International Research in Design/Birkhauser Verlag. DRUCKER, J. (2013). Modelando a funcionalidade: do códice ao livro electrónico. In Cibertextualidades (pp. 135-146): Ceclico. (Reprinted from: 2009). GERRITZEN, M., LOVINK, G., & KAMPMAN, M. (2011). I read Where I am. The Design Museum, Ed. Valiz (NL). HAYLES, N. Katherine. (2002) Writing Machines. Cambridge MA. MIT Press. THACKARA, John. (2005) In the Bubble - Designing in a Complex World., MIT Press. BROWER, J. FAUCONNIER, S. MULDER, A. NIGTEN, A. (2005) Introduction and Manual. In VVAA. Art R&D, Research and Development in Art (2005) V2 NAi Publishers (NL). As restantes bibliografias incluindo a obra que serve de mote, serão dadas ao longo do semestre na forma de uma sebenta.