Comunicação Multimédia
2
2017-2018
01015976
Audiovisuais e Produção dos Media
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Teoria do Design e Comunicação.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem palestras e seminários que envolvem ativamente os alunos em aulas de teoria; exercícios práticos para aplicar os conhecimentos teóricos.
Resultados de Aprendizagem
Ao concluir esta unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de demonstrar conhecimentos de:
1. A relação entre comunicação e média
2. Os termos e conceitos-chave da teoria dos meios de comunicação
3. As especificidades do multimédia
4. Estrutura narrativa da linear à não-linear
5. Narrativa transmedia
Espera-se igualmente que os estudantes sejam capazes de aplicar as competências práticas e conceituais necessárias para o planeamento, guionismo e storyboarding de projetos multimédia. Os estudantes serão capazes de comunicar as suas ideias num contexto interdisciplinar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à Teoria dos Media: conceitos-chave e termos
2. Especificidades dos media: texto, som, filme, internet
3. Estrutura da narrativa: estruturas de narrativa dramática, exemplos de cultura popular
4. Estrutura da narrativa aplicada à experiência do quotidiano (conversas, ambientes, tradições)
5. Desconstrução da narrativa: circular, transposição, transmediação, não-linearidade
6. Gramática da narrativa cinematográfica: transições, corte, montagem, enquadramento, continuidade, elipse
7. Storyboarding e guionismo
8. Transmedia storytelling: histórias paralelas, serialidade, multi-modalidade.
Docente(s) responsável(eis)
Adriana de Almeida Portela Viana de Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalhos Práticos: 80.0%
Bibliografia
Aarseth, E.J. (1994). Nonlinearity and Literary Theory. In G. Landow (Ed.) Hyper/Text/Theory. (pp. 51-86). Baltimore: Johns Hopkins University Press. Berger,
A. A. (1997). Narratives in popular culture, media, and everyday life. Thousand Oaks: Sage Publications.
Hart, J. (2008). The art of the storyboard: A filmmaker's introduction. Amsterdam: Elsevier/Focal Press. Henry, J. (2001. August 1.) Trans media 202: Further Reflections. Retrieved from: http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html
Kittler, F. A., Winthrop-Young, G., & Wutz, M. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford, Calif: Stanford University Press.
McLuhan, M. (1964) Understanding Media: The Extensions of Man. New York, NY: McGraw-Hill.