Comunicação Multimédia

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
01015976
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria do Design e Comunicação.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem palestras e seminários que envolvem ativamente os alunos em aulas de teoria; exercícios práticos para aplicar os conhecimentos teóricos.

Resultados de Aprendizagem

Ao concluir esta unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de demonstrar conhecimentos de:

1. A relação entre comunicação e média

2. Os termos e conceitos-chave da teoria dos meios de comunicação

3. As especificidades do multimédia

4. Estrutura narrativa da linear à não-linear

5. Narrativa transmedia

Espera-se igualmente que os estudantes sejam capazes de aplicar as competências práticas e conceituais necessárias para o planeamento, guionismo e storyboarding de projetos multimédia. Os estudantes serão capazes de comunicar as suas ideias num contexto interdisciplinar.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Teoria dos Media: conceitos-chave e termos

2. Especificidades dos media: texto, som, filme, internet

3. Estrutura da narrativa: estruturas de narrativa dramática, exemplos de cultura popular

4. Estrutura da narrativa aplicada à experiência do quotidiano (conversas, ambientes, tradições)

5. Desconstrução da narrativa: circular, transposição, transmediação, não-linearidade

6. Gramática da narrativa cinematográfica: transições, corte, montagem, enquadramento, continuidade, elipse

7. Storyboarding e guionismo

8. Transmedia storytelling: histórias paralelas, serialidade, multi-modalidade.

Docente(s) responsável(eis)

Adriana de Almeida Portela Viana de Sá

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalhos Práticos: 80.0%

Bibliografia

Aarseth, E.J. (1994). Nonlinearity and Literary Theory. In G. Landow (Ed.) Hyper/Text/Theory. (pp. 51-86). Baltimore: Johns Hopkins University Press. Berger,

A. A. (1997). Narratives in popular culture, media, and everyday life. Thousand Oaks: Sage Publications.

Hart, J. (2008). The art of the storyboard: A filmmaker's introduction. Amsterdam: Elsevier/Focal Press. Henry, J. (2001. August 1.) Trans media 202: Further Reflections. Retrieved from: http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html

Kittler, F. A., Winthrop-Young, G., & Wutz, M. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford, Calif: Stanford University Press.

McLuhan, M. (1964) Understanding Media: The Extensions of Man. New York, NY: McGraw-Hill.