Resistência de Materiais I

Ano
2
Ano lectivo
2012-2013
Código
01005812
Área Científica
Ciências de Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Matemática e Mecânica Aplicada

Métodos de Ensino

A Resistência de Materiais é uma disciplina onde são abordados conceitos básicos não só para outras disciplinas leccionadas nos anos seguintes do Mestrado Integrado mas também para quem no futuro tiver que projectar elementos estruturais. Por este motivo a presença dos alunos nas aulas parece-nos essencial já que o acompanhamento contínuo da matéria auxilia a sua compreensão e apreensão, condições fundamentais para um bom aproveitamento na disciplina. Assim, todos os alunos que não tenham o estatuto de trabalhadores estudantes ficarão sujeitos ao regime de marcação de presenças.

Resultados de Aprendizagem

Estudo do equilíbrio de corpos materiais: tipos de apoios e de carregamentos. Determinação dos esforços em estruturas isostáticas tipo de esforços e respectivos diagramas. Determinação dos esforços em treliças. Introdução à análise elementar de tensão e deformação lei de Hooke e princípio da sobreposição dos efeitos das forças. Comportamento de elementos estruturais solicitados axialmente estado de tensão e deformação em tracção ou compressão; energia potencial de deformação noção de coeficiente de segurança resolução de sistemas hiperestáticos. Comportamento de elementos estruturais solicitados por torção corte puro estado de tensão torção de veios de secções circular e não circular analogia da membrana de Prandtl torção de perfis de secção aberta e fechada perfis multicelulares. Comportamento de elementos estruturais solicitados por flexão introdução às teorias de vigas flexão de vigas de eixo recto flexões pura e simples equação diferencial da linha elástica.

Estágio(s)

Não

Programa

Estudo do equilíbrio de corpos materiais: tipos de apoios e de carregamentos. Determinação dos esforços em estruturas isostáticas: tipo de esforços e respectivos diagramas. Determinação dos esforços em treliças. Introdução à análise elementar de tensão e deformação; lei de Hooke e princípio da sobreposição dos efeitos das forças. Comportamento de elementos estruturais solicitados axialmente: estado de tensão e deformação em tracção ou compressão; energia potencial de deformação; noção de coeficiente de segurança; resolução de sistemas hiperestáticos. Comportamento de elementos estruturais solicitados por torção: corte puro; estado de tensão; torção de veios de secções circular e não circular; analogia da membrana de Prandtl; torção de perfis de secção aberta e fechada; perfis multicelulares. Comportamento de elementos estruturais solicitados por flexão: introdução às teorias de vigas; flexão de vigas de eixo recto; flexões pura e simples; equação diferencial da linha elástica.

Docente(s) responsável(eis)

José Maria Osório de Sousa Cirne

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Mini Testes: 15.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Sousa Cirne J. M., Apontamentos de Resistência de Materiais (Estática) – Parte I;

Sousa Cirne J. M., Apontamentos de Resistência de Materiais - Parte II;

Beer, F.P., Johnston, E.R., Eisenberg, E.R., Mecânica Vectorial para Engenheiros - Estática, 7ª Edição, McGraw-Hill;

Beer, F.P., Johnston, E.R.; DeWolf J.T. Resistência dos Materiais, 4ª Edição,  McGraw-Hill;

J.F. Silva Gomes Mecânica dos Sólidos e Resistência dos Materiais, Edições INEGI, Porto.