Física Geral II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01003177
Área Científica
Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Matemática I e Física Geral I.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de alguns exercícios práticos que preencham todas as necessidades de enquadramento dos alunos para com a matéria. Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam alguns exercícios de aplicação prática.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos: aprendizagem dos principais conceitos, princípios e equações do Electromagnetismo e da Termodinâmica; aplicação da matéria aprendida à resolução de problemas práticos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Electromagnetismo

a) Electrostática

Carga eléctrica e lei de Coulomb. Força eléctrica, energia potencial eléctrica, campo eléctrico e potencial eléctrico. Lei de Gauss. Condutores e condensadores. Dieléctricos.

b) Corrente contínua

Resistência e lei de Ohm. Efeito Joule. Leis de Kirchhoff.

c) Electromagnetismo

Leis de Biot-Savart, de Laplace, de Ampere e de Lenz. Indução.

2. Termodinâmica

Temperatura e lei zero. Gás perfeito. Transições de fase. Transformações reversíveis e trabalho quase estático. Calor, energia interna e primeira lei. Capacidade térmica e calor latente. Transferência de calor. Ciclo de Carnot e máquinas térmicas. Entropia e a segunda lei.

Docente(s) responsável(eis)

Vítor Hugo Nunes Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Costa, Maria Margarida Ramalho R. e Maria José B. Marques de Almeida. Fundamentos de Física. 2ª ed. Coimbra: Almedina, 2004.

Güémez, Julio, Fiolhais, Carlos e Fiolhais, Manuel. Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998..

Tipler, Paul A. e Gene Mosca. Física para Cientistas e Engenheiros, Vol. 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica, São Paulo: LTC, 2009.

Tipler, Paul A. e Gene Mosca. Física para Cientistas e Engenheiros, Vol. 2: Electricidade e Magnetismo, Óptica, São Paulo: LTC, 2009.