Seminário de Metodologia da Economia e da Sociologia

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
03017687
Área Científica
Economia e Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular está organizada em sessões de seminário, que incluem uma apresentação inicial ora pelo docente, ora por estudantes, seguida por discussão aberta a todos os participantes sobre o tema da sessão. Os materiais de leitura são disponibilizados previamente. A discussão de questões metodológicas relativas aos projetos de tese dos doutorandos é encorajada. As sessões serão completadas com atividades de contacto individualizadas dos docentes com cada estudante. A avaliação dos estudantes é baseada na presença e participação oral nas sessões e em 2 apresentações.

Resultados de Aprendizagem

Sensibilizar os estudantes para a importância da reflexão metodológica, discutir um conjunto de temas relevantes para uma melhor compreensão da natureza da ciência económica e da Sociologia e contribuir para uma adequada definição de estratégias sólidas e devidamente fundamentadas de investigação económica e sociológica. Para além da aquisição de conhecimentos fundamentais de metodologia económica e das ciências sociais em geral, espera-se que os estudantes exercitem a capacidade de reflexão crítica, desenvolvam competências de pesquisa, análise e síntese, organização, planeamento, trabalho autónomo, exposição oral e de argumentação, tendo em vista desenvolver a capacidade de produção de conhecimento próprio relevante.

Estágio(s)

Não

Programa

- Problemáticas, objetos e desenho metodológico da pesquisa. O que significa indagar, investigar, conhecer?

- A relação entre concepções epistemológicas, posições teóricas e orientações metodológicas: os “novos” materialismos, as orientações pragmatistas e fenomenológicas, os estudos feministas e os estudos pós-coloniais e descoloniais. A questão do pluralismo.

- Entre a filosofia e a prática das ciências: a relevância e o papel da reflexão metodológica. Os casos da Economia e da Sociologia.

- A investigação de campo em Estudos Sociais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

- Investigação e/como intervenção. Investigação e política ontológica. Ética da investigação e responsabilidade.

- Especialização e inter/transdisciplinaridade.

- A dimensão discursiva da actividade científica. Métodos quantitativos e qualitativos na investigação.

- Os projetos de investigação individuais dos alunos: que estratégias metodológicas?

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos Freitas Arriscado Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Outra: 50.0%

Bibliografia

Becker, Howard S. (1998) Tricks of the Trade. Chicago: The University of Chicago Press.

Faubion, James D.; Marcus, Geoge E. (eds.) (2009). Fieldwork Is Not What It Used to Be. Ithaca, NY: Cornell University

Press.

Kerstenetzky, Celia Lessa; Neves, Vítor (orgs.) (2012), Economia e interdisciplinaridade(s). Coimbra: Edições Almedina.

Law, John (2004) After Method. London: Routledge.

Passos, Eduardo; Kastrup, Virgínia; Escóssia, Liliana da (0rgs.) (2010) Pistas do Método da Cartografia. Porto Alegre:

Sulinas, 2010

Santos, Boaventura de Sousa; Meneses, Paula (orgs.) (2009) Epistemologias do Sul. Coimbra: CES/Almedina.