Projeto Didático em História II

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025371
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará em regime teórico-prático: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelo professor; apresentação e debate de comentários e tarefas pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Visa-se estruturar um espaço onde seja possível acompanhar as actividades de Estágio, investigar em história e em didáctica da história e apoiar a elaboração do Relatório.

Poder-se-ão adquirir capacidades de avaliação das actividades de Estágio (da actividade docente em geral), de investigação em história e em didáctica da história, de produção de discurso tecnológico na área da didáctica da história.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Acompanhamento das actividades de Estágio.

2- Investigação em história e em didáctica da história.

3- Apoio à elaboração do Relatório.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Isabel Sacramento Sampaio Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação bibliográfica e documental, recensão crítica (tarefas obrigatórias); participação informal nas aulas, organização de conferências-debate e/ou de visitas de estudo, etc. (tarefas facultativas): 100.0%

Bibliografia

BARCA, I. e GAGO, M. (org.) (2006). Questões de epistemologia e investigação em ensino da história. Actas, Braga: Universidade do Minho

BOURDÉ, G. e MARTIN, H. (1990). As escolas históricas. Mem Martins: Publicações Europa-América

CATROGA, F. (2001). Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto Editora

MAGALHÃES, O. (2000). Concepções de professores sobre história e ensino da história. Évora: UE

PAIS, J. M. (1999). Consciência histórica e identidade. Oeiras: Celta Editora

Revista Portuguesa de História (2007). t. XXXIX, p. 5-312

SANTOS, L. F. (2000). O ensino da história e a educação para a cidadania. Lisboa: IIE

TORGAL, L. R. (1989). História e ideologia. Coimbra: Livraria Minerva

TORGAL, L. R. e outros (1996). História da história em Portugal (séculos XIX-XX). Lisboa: Círculo de Leitores.