Educação Intercultural
0
2018-2019
01010032
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidade curricular de Educação Social, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Introdução às Ciências da Educação.
Métodos de Ensino
As aulas organizar-se-ão de modo a alternar momentos de exposição, diálogo, discussão de textos e debates, de análise de casos, simulaçõese reflexão sobre situações socioeducativas. Promover-se-á o desenvolvimento de processos de observação da realidade social em contextos multiculturais. Ocorrerão trabalhos em grupo com apresentações orais e dinamização de debates por parte dos alunos (apresentações dos projetos em análise) e de especialistas convidados (seminários). Orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc os alunos devem:
- Compreender os referenciais teóricos da interculturalidade
- Distinguir os referenciais teóricos e as práticas educativas do monoculturalismo e do multiculturalismo em relação com a interculturalidade
- Argumentar as relações entre cultura, identidade e alteridade e a natureza híbrida da identidade
- Analisar e interpretar políticas e práticas educativas de diálogo e educação intercultural
- Analisar criticamente projetos e práticas de educação intercultural.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Educação e Interculturalidade (EI): desafios e questões-chave da relação com o Outro e o Diferente
2. Os conceitos de: Cultura, educação, linguagem e cidadania; diversidade cultural e herança cultural; maiorias e minorias culturais, multiculturalismo e interculturalismo
3. Objetivos e guidelines da Educação Intercultural segundo a UNESCO
4. Diversidade Cultural e Diálogo Intercultural: Enquadramento internacional e instrumentos reguladores
5. Questões educativas em contextos escolares, familiares, lúdicos/culturais e comunitários multi-étnicos: a importância da mediação intercultural.
6. Projetos e Programas de EI - Desenho curricular intercultural, pedagogia intercultural; pedagogia da convivência
7. Desenvolvimento de preocupações, atitudes e competências interculturais para a educação e formação
8. O projeto: "ConVivências de InterCulturalidade”: Formação e Investigação em torno do Eu Intercultural : desafios para uma universidade intercultural.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Desfesa do trabalho: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Abdallah-Pretceille, M. (2005). L ́Education interculturelle. Paris: PUF.
Canário, R. (2004). Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: Uma análise crítica. Perspectiva, 22(1), 47-78, disponível em: http://ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html
Candau, V. (2008). Direitos humanos, educação e interculturalidade: As tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, 13(37), 45-56.
Conselho da Europa (2008). Livro branco do diálogo intercultural. Disponível em: www.coe.int/dialogue
Cuche, D. (2003). A noção de cultura nas ciências sociais. Lisboa: Fim de Século.
Gimenez-Romero, C. (2010). Interculturalidade e mediação. Lisboa: ACIDI.
Gonçalves, S., & Sousa, F. (2012). Escola e comunidade – laboratórios de cidadania global. Lisboa: IEUL
Reis, M. A., & Pinheiro, M.R. (2009). Para uma pedagogia do museu: Algumas reflexões. Museologia e Patrimôno, II, 36-46, disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.36 br/index.php/ppgpmus.