Educação Intercultural

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010032
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidade curricular de Educação Social, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Introdução às Ciências da Educação.

Métodos de Ensino

As aulas organizar-se-ão de modo a alternar momentos de exposição, diálogo, discussão de textos e debates, de análise de casos, simulaçõese reflexão sobre situações socioeducativas. Promover-se-á o desenvolvimento de processos de observação da realidade social em contextos multiculturais. Ocorrerão trabalhos em grupo com apresentações orais e dinamização de debates  por parte dos alunos (apresentações dos projetos  em análise) e de especialistas convidados (seminários). Orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc os alunos devem:

- Compreender os referenciais teóricos da interculturalidade

-  Distinguir os referenciais teóricos e as práticas educativas do monoculturalismo e do multiculturalismo em relação com a interculturalidade

- Argumentar  as relações entre cultura, identidade e alteridade e a natureza híbrida da identidade

- Analisar e interpretar políticas e práticas educativas de diálogo e educação intercultural

- Analisar criticamente projetos e práticas de educação intercultural.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Educação e Interculturalidade (EI): desafios e questões-chave da relação com o Outro e o Diferente

2. Os conceitos de: Cultura, educação, linguagem e cidadania; diversidade cultural e herança cultural; maiorias e minorias culturais, multiculturalismo e interculturalismo

3. Objetivos e guidelines da Educação Intercultural segundo a UNESCO

4. Diversidade Cultural e Diálogo Intercultural: Enquadramento internacional e instrumentos reguladores 

5.  Questões educativas em contextos escolares, familiares, lúdicos/culturais e comunitários multi-étnicos: a importância da mediação intercultural.

6. Projetos e Programas de EI - Desenho curricular intercultural,  pedagogia intercultural; pedagogia da convivência

7. Desenvolvimento de preocupações, atitudes e competências interculturais para a educação e formação

8. O projeto: "ConVivências de InterCulturalidade”: Formação e Investigação em torno do Eu Intercultural : desafios para uma universidade intercultural.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Desfesa do trabalho: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Abdallah-Pretceille, M. (2005). L ́Education interculturelle. Paris: PUF.

Canário, R. (2004). Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: Uma análise crítica. Perspectiva, 22(1), 47-78, disponível em: http://ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Candau, V. (2008). Direitos humanos, educação e interculturalidade: As tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, 13(37), 45-56.

Conselho da Europa (2008). Livro branco do diálogo intercultural. Disponível em: www.coe.int/dialogue

Cuche, D. (2003). A noção de cultura nas ciências sociais. Lisboa: Fim de Século.

Gimenez-Romero, C. (2010). Interculturalidade e mediação. Lisboa: ACIDI.

Gonçalves, S., & Sousa, F. (2012). Escola e comunidade – laboratórios de cidadania global. Lisboa: IEUL  

Reis, M. A., & Pinheiro, M.R. (2009). Para uma pedagogia do museu: Algumas reflexões. Museologia e Patrimôno, II, 36-46, disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.36 br/index.php/ppgpmus.