Avaliação e Intervenção Psicossocial e Comunitária
1
2013-2014
02020818
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino teórico e prático fomentando sempre a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação, através da realização de exercícios nas aulas práticas; todo o material é fornecido previamente à leccionação das aulas.
Resultados de Aprendizagem
1) Análise, discussão e prática de diferentes modalidades de intervenção sistémica - intervenção em rede, terapia familiar comunitária, terapia multifamiliar e grupos psico-educativos. Apresentação e treino de instrumentos de recolha e de registo de informação que facilitem a leitura sistémica. 2)Análise, discussão e prática da intervenção em diferentes contextos de aplicação: a) Contexto escolar, b) Contexto comunitário e c) Contexto forense.
Resultados de aprendizagem
1. Compreender o alargamento do modelo a diversos sistemas comunitários
2. Ser capaz de ter um pensamento sistémico e:
a) registar e organizar graficamente a informação de acordo com uma leitura sistémica.
b) colocar hipóteses sistémicas
3.Conhecer as potencialidades e dificuldades da intervenção sistémica em diferentes contextos de aplicação.
a) Ser capaz de fazer uma leitura sistémica do(s) problema(s) apresentados.
b) Ser capaz de organizar diferentes formas de intervenção sistémica em função do contexto
Estágio(s)
NãoPrograma
A.1.Ver,ouvir e pensar sistemicamente: a)Revisão de conceitos b)Instrumentos de recolha e leitura de informação;b1)construção e leitura do genograma;b2) construção e leitura do ecomapa;b3) avaliação da rede social pessoal;2.a) Intervenção em rede secundária:objectivos,indicações e contra-indicações e níveis de trabalho ;c)Intervenção em rede primária:modelos; d)Intervenção em rede mista:formas de intervenção;e)Terapia familiar comunitária:objectivos,setting e processo;f)Terapia multifamiliar e grupos psico-educativos:objectivos,setting e processo.B.1.Contexto Escola a)a escola como sistema alargado de comunicação;b)sintoma escolar;d)papel do interventor sistémico;e)prática:estudo de casos.2.Contexto comunitário a)trabalho com famílias multidesafiadas;b)prática:estudo de casos.3.Contexto Forense a)tipo de problemáticas;b) potencialidades e dificuldades da intervenção;c) intervenções específicas em contexto forense;d)prática:estudo de casos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
dois mini-testes (25% da nota final) : 25.0%
um exame final (75% da nota final): 75.0%
Bibliografia
Alarcão, M. (1999). O papel do psicólogo escolar: Do solista ao chefe de orquestra. In A. M. Bertão, M. S. Ferreira, & M. R. Santos (org.). Pensar a escola sob os olhares da psicologia (pp. 103- 114). Porto: Edições Afrontamento.
Alarcão, M (2000). (des)Equilibrios familiares: Uma visão sistémica. Coimbra: Quarteto editora.
Alarcão, M. (2002). Escola-Família: Diálogos e monólogos em torno das famílias do aluno/filho. In I. Soares (coord.). Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida (469-502). Coimbra: Quarteto editora.
Alarcão, M. & Sousa, L. (2007). Rede social pessoal: Do conceito à avaliação. Psychologica, 44, 353-376.