Introdução à Abordagem Sistémica

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02020783
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Métodos e recursos: ensino teórico e prático fomentando sempre a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação, através da realização de exercícios nas aulas práticas; todo o material é fornecido previamente à lecionação das aulas.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:Conhecimento e compreensão crítica do(s)modelo(s)teórico(s)sistémicos e suas implicações na avaliação e intervenção.Resultados da aprendizagem:1)ser capaz de identificar um sistema enquanto:a) objecto de compreensão/intervenção e b) de o descrever em termos estruturais e funcionais;2)ser capaz de analisar o seu funcionamento e formas/tipos de comunicação,quer funcional quer patológica;3)conseguir perspectivar como mudam os sistemas e desenhar os respectivos mapas de relações e/ou comunicacionais;4) saber avaliar uma situação psicopatológica em termos relacionais e ecossistémicos;5) ser capaz de construir hipóteses sistémicas e,a partir daí,identificar e propor modos de intervenção para a mudança do sistema e dos seus elementos.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Da noção de sistema a uma visão sistémica: o triângulo teórico Teoria Geral dos Sistemas(TGS), Cibernética(s) e Teoria da Comunicação Humana.1.1.T.G.S. Definição e propriedades do sistema  
1.2.Cibernética:funcionamento e mudança nos sistemas. Cibernética de 1ª e 2ª ordem: a evolução da metáfora cibernética, articulação com os paradigmas construtivista e construcionista 1.2.1.Implicações da evolução da(s) cibernética(s) na compreensão e operacionalização do funcionamento dos sistemas 1.3.Teorias Ecossistémicas da Comunicação Humana.A Escola de Palo Alto e a Pragmática da Comunicação Humana: conceitos fundamentais; axiomática e suas distorções 1.4.A Sistémica: implicações terapêuticas 2.Aplicação do(s) modelo(s) sistémico(s)2.1.Compreensão/descrição dos sistemas e dos comportamentos. A psicopatologia numa perspetiva sistémica 2.2.Operacionalização: a hipótese sistémica.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os alunos deverão realizar dois mini-testes (25% da nota final) e um exame final (75% da nota final): 100.0%

Bibliografia

Alarcão, M (2000). (des)Equilibrios familiares: Uma visão sistémica. Coimbra: Quarteto editora

Relvas, A. P. (2000). Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a família. Coimbra: Quarteto Editora.

Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar: Perspectiva sistémica. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida, 435-468. Coimbra: Quarteto  Editora.

Relvas, A. P. (coord.).(2004-05). Glossário. Modelos Sistémicos. Texto policopiado.