Introdução à Abordagem Sistémica
1
2013-2014
02020783
Psicologia
Português
Presencial
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Métodos e recursos: ensino teórico e prático fomentando sempre a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação, através da realização de exercícios nas aulas práticas; todo o material é fornecido previamente à lecionação das aulas.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:Conhecimento e compreensão crítica do(s)modelo(s)teórico(s)sistémicos e suas implicações na avaliação e intervenção.Resultados da aprendizagem:1)ser capaz de identificar um sistema enquanto:a) objecto de compreensão/intervenção e b) de o descrever em termos estruturais e funcionais;2)ser capaz de analisar o seu funcionamento e formas/tipos de comunicação,quer funcional quer patológica;3)conseguir perspectivar como mudam os sistemas e desenhar os respectivos mapas de relações e/ou comunicacionais;4) saber avaliar uma situação psicopatológica em termos relacionais e ecossistémicos;5) ser capaz de construir hipóteses sistémicas e,a partir daí,identificar e propor modos de intervenção para a mudança do sistema e dos seus elementos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Da noção de sistema a uma visão sistémica: o triângulo teórico Teoria Geral dos Sistemas(TGS), Cibernética(s) e Teoria da Comunicação Humana.1.1.T.G.S. Definição e propriedades do sistema
1.2.Cibernética:funcionamento e mudança nos sistemas. Cibernética de 1ª e 2ª ordem: a evolução da metáfora cibernética, articulação com os paradigmas construtivista e construcionista 1.2.1.Implicações da evolução da(s) cibernética(s) na compreensão e operacionalização do funcionamento dos sistemas 1.3.Teorias Ecossistémicas da Comunicação Humana.A Escola de Palo Alto e a Pragmática da Comunicação Humana: conceitos fundamentais; axiomática e suas distorções 1.4.A Sistémica: implicações terapêuticas 2.Aplicação do(s) modelo(s) sistémico(s)2.1.Compreensão/descrição dos sistemas e dos comportamentos. A psicopatologia numa perspetiva sistémica 2.2.Operacionalização: a hipótese sistémica.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Os alunos deverão realizar dois mini-testes (25% da nota final) e um exame final (75% da nota final): 100.0%
Bibliografia
Alarcão, M (2000). (des)Equilibrios familiares: Uma visão sistémica. Coimbra: Quarteto editora
Relvas, A. P. (2000). Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a família. Coimbra: Quarteto Editora.
Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar: Perspectiva sistémica. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida, 435-468. Coimbra: Quarteto Editora.
Relvas, A. P. (coord.).(2004-05). Glossário. Modelos Sistémicos. Texto policopiado.