Temas de História das Ciências e Tecnologia
1
2019-2020
03015451
História das Ciências e Educação Científica
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular desenvolve-se em regime de seminários multitutoriais lecionados por vários especialistas, usando as seguintes metodologias:
- método expositivo, bem como investigação bibliográfica e na Web
- possibilidade de recurso a modelos de blended learning, apoiados numa plataforma tipo Moodle
- promoção e participação em oficinas, conferências e debates
- apresentação oral de trabalhos e apoio contínuo via correio eletrónico
- disponibilização de bibliografia e outros conteúdos através de ambientes on-line
Avaliação: Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista. É desejável a submissão a revista nacional ou internacional.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo dar uma visão geral do progresso da ciência e tecnologia nos seus aspetos fundamentais, a sua organização, o relacionamento cultural e institucional, bem como promover reflexões críticas sobre o desenvolvimento científico e sua conexão com o presente.
Os alunos que concluírem com êxito a unidade curricular irão:
- Adquirir uma compreensão efetiva dos aspetos fundamentais relacionados com a história da ciência e da tecnologia (HoST)
- Compreender a dinâmica complexa de fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.
- Desenvolver competências de investigação.
- Fazer uso adequado de fontes primárias e secundárias
- Adquirir conhecimentos corretos acerca das técnicas de documentação e citação em HoST.
- Adquirir competências de redação, particularmente na capacidade de síntese e discussão de diferentes pontos de vista, bem como na apresentação crítica de argumentos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Ciência e universidades
As academias e o desenvolvimento científico
A construção disciplinar das ciências: lugares, linguagem e comunicação
Quantificação e precisão
Ciência e Poder
Temas a escolher:
As Ciências Matemáticas
As Ciências Náuticas e os Descobrimentos
A revolução científica
Newton e a filosofia natural
A alquimia e a revolução química
Linguagens da Química
Da Astronomia à Astrofísica
A teoria quântica
A teoria da relatividade
A História Natural
As Ciências da Terra
Da fisiologia à bioquímica
O evolucionismo e a genética
A revolução molecular na biologia
As ciências médicas e farmacêuticas
A revolução industrial
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Baptista Fiolhais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Uma pequena investigação no âmbito de uma das temáticas da unidade curricular culminará numa sessão pública de apresentação oral e entrega por escrito de um texto na forma de artigo de revista: 100.0%
Bibliografia
P. Dear, Revolutionizing the Sciences: European Knowledge and its Ambition, 1500-1700, 2nd ed, Princeton, 2009
Ridder-Symoens, Rüegg (eds) A History of the University in Europe, 3vols, CUP, 2004
D.C. Lindberg (ed), The Cambridge History of Science, CUP, 2003-2009, vols. 4, 5, 6
Schaffer, Roberts, Raj, Delbourgo (eds) The Brokered World–Go-Betweens & Global Intelligence, 1770-1820, Watson P.I.LLC, USA, 2009
M. Daumas, Histoire générale des techniques, Paris: PUF, 1996.
C. Smith, The science of energy: a cultural history of energy physics in Victorian Britain, London: Athlone Press, 1998
H. Kragh, Quantum Generations: A History of Physics in the 20th century, Princeton, NY: PUP, 1999
Olby, Cantor, Christie & Hodge (eds) Companion to the History of Modern Science, London: Routledge, 1996
D. Oldroyd, Thinking about Earth: A History of Ideas in Geology. CUP, 1996
M.S.J. Rudwick, Scenes From Deep Time. Early Pictorial Representations of the Prehistoric World, Chicago-London: UCP, 1992