Perspetiva Evolucionária na Psicologia Clinica

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018326
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I, Psicopatologia II, Modificação do Comportamento e Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos.

Métodos de Ensino

Nas aulas recorrer-se-á essencialmente ao método expositivo. No entanto, é privilegiado o debate e a análise crítica dos conteúdos através da análise artigos científicos e de casos clínicos que ilustrem aspetos estudados.

A metodologia de ensino integra, ainda, a realização de fichas de trabalho que visam o desenvolvimento de um raciocínio crítico na leitura de dados empíricos e de formulação de casos clínicos numa perspetiva evolucionária. Exercícios de role-play são usados para o desenvolvimento de competências de intervenção baseada na Terapia Focada na Compaixão.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular são:

 (1) Apresentar a perspetiva evolucionária na psicologia clínica e contribuir para uma compreensão aprofundada desta perspetiva integradora na compreensão do comportamento normal e perturbado;

 (2) Conhecer os contributos das neurociências, do estudo do comportamento animal e de uma vasta gama de subdisciplinas da psicologia para a psicologia evolucionária;

 (3) Promover conhecimento acerca da abordagem evolucionária à doença mental;

 (4) Adquirir um conhecimento compreensivo dos principais modelos teóricos, dados empíricos e avanços recentes que suportam a aplicação da perspetiva evolucionária no campo da psicologia clínica;

(5) Contribuir para um conhecimento da relação funcional entre sistemas de motivação social, sistemas de regulação emocional (de resposta à ameaça, procura de recursos e de afiliação e segurança) e saúde mental;

(6) Desenvolver competências de formulação e de intervenção baseadas na Terapia Focada na Compaixão.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Enquadramento da perspetiva evolucionária na psicologia clínica:

1.1. A definição de perturbação mental de acordo com a perspetiva evolucionária

1.2. Princípios e construtos de base da abordagem evolucionária nas ciências sociais

1.3. Dados da biologia evolucionária, comportamento animal e neurociências

2. O cérebro humano e a sua história evolutiva

3. Regulação emocional numa abordagem evolutiva:

3.1. Dados das neurociências para a compreensão da regulação emocional

3.2. O modelo tripartido de regulação emocional:

3.2.1. Sistema de Defesa/Ameaça, Sistema de Procura de Incentivos/Recursos, Sistema de Tranquilidade/Cuidados e Segurança: contextualização e função

3.2.2. Interação e equilíbrio entre os sistemas de regulação do afeto e saúde mental

4. Teoria das Mentalidades Sociais:

4.1. A mentalidade de ranking social

4.2. A mentalidade de prestação de cuidados

4.3. Implicações para a prática clínica:

4.3.1. Compaixão e saúde mental

4.3.2. Terapia Focada na Compaixão.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos e práticos a realizar na sala de aula; Nota Final = 1º avaliação (7.5 valores/37.5%) + 2ª avaliação (12.5 valores/ 62.5%): 100.0%

Bibliografia

Gilbert P (2014). The origins and nature of compassion focused therapy. British Journal of Clinical Psychology 53,6–41.

Leaviss, J., & Uttley, L. (2015). Psychotherapeutic benefits of compassion-focused therapy: An early systematic review. Psychological Medicine, 45(5),927-945.

Sloman, L.(2008). A new comprehensive evolutionary model of depression and anxiety. Journal of Affective Disorders, 106,219–228.

 

Cuppage, J., Baird, K., Gibson, J., Booth, R., & Hevey, D. (2018). Compassion focused therapy: Exploring the effectiveness with a transdiagnostic group and potential processes of change. British Journal of Clinical Psychology, 57(2),240-254.

Depue, R. & Morrone-Strupinsky, J.(2005). A neurobehavioral model of affiliative bonding: Implications for conceptualizing a human trait of affiliation. Behavioral and Brain Sciences, 28(3),313–350.

Gilbert, P.(2006). Old and new ideas on the evolution of mind and psychotherapy. Clinical Neuropsychiatry, 3(2),139–153.