Tecnologia Mecânica III

Ano
5
Ano lectivo
2016-2017
Código
02017758
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Materiais de engenharia. Elasticidade e plasticidade. Resistência de materiais. Modos de rotura. Desenho técnico. Transferência de calor e massa. Tecnologia Mecânica II.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico e teórico-prático. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e as tecnologias associadas aos conceitos. Nas aulas práticas são detalhados mais alguns aspectos das tecnologias com recurso a audiovisuais e realizados exercícios de aplicação em sala e laboratório. Os alunos têm uma participação activa em todo o processo formativo, sendo solicitados para apresentar e discutir as soluções encontradas para os problemas e trabalhos distribuídos. As aulas práticas são ainda complementadas com visitas a empresas.

Resultados de Aprendizagem

Transmitir conhecimento complementar na área da tecnologia de ligação de materiais. Exemplo são os processos especiais de soldadura e corte, a brazagem e a colagem. Transmitir conhecimento complementar na área da tecnologia de produção de peças por subtracção de material. Evidenciar a diferença entre tecnologias convencionais e não convencionais de corte. Analisar os critérios que determinam a selecção destas tecnologias e das ferramentas de corte. Relevar a importância da sequência de fabrico para a qualidade e produtividade de peças. Evidenciar a importância do controlo numérico computorizado e do “software” de fabrico assistido por computador (CAM). Pretende-se o desenvolvimento de competências que proporcionem a resolução de problemas nestas áreas.

Estágio(s)

Não

Programa

Tecnologia de processos de soldadura e corte não convencionais. Soldabilidade de materiais. Tecnologia de brazagem. Tecnologia de ligações coladas. Processos de maquinação não convencionais. Geometrias de ferramentas de corte, fluidos de corte e processos de desgaste. Acabamento e integridade superficial; Sistemas de controlo de máquinas. Fabrico assistido por computador.

Docente(s) responsável(eis)

Altino de Jesus Roque Loureiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exercícios e trabalhos: 25.0%
Prova escrita: 75.0%

Bibliografia

J.F.O. Santos e L. Quintino, Processos de Soldadura, Vol. I e II, Edições ISQ, 1993

Gerd Habenicht, Applied Adhesive Bonding, Wiley-VCH,2006.

ASM Handbook, Vol. 6, Welding, Brazing, and Soldering, Editor(s): D.L. Olson, T.A. Siewert, S. Liu, and G.R. Edwards.

Princípios da Maquinagem, J. Paulo Davim, 2ª Ed., Publindústria.

Controlo Numérico Computorizado, Carlos Relvas, 2ª Ed., Publindústria, 2002.

Machining, ASM Handbook, Vol. 16, 3rd Print, 1997.

Dino Ferraresi, Fundamentos da Usinagem de metais, Ed. Edgard Blucher, São Paulo, Brasil

Bert P. Erdel, high-speed Machining, SME. 2003