Membranas e Comunicação Celular

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02016461
Área Científica
Ciências Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Realizam-se aulas de apresentação e discussão dos assuntos constantes do programa, simulação computacional e discussão de problemas, análise e interpretação de artigos científicos, elaboração de protocolos experimentais e planeamento / realização de experiências laboratoriais.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular centra-se: (i) no estudo da estrutura e dinâmica das membranas biológicas naturais e artificiais; (ii) no estudo do papel das membranas celulares em importantes processos fisiológicos envolvidos na comunicação inter- e intra-celular, com destaque para o transporte de iões e moléculas, geração de sinais bioeléctricos, sinalização intracelular e produção de energia celular. O tratamento dos temas é feito recorrendo a exemplos e aplicações no âmbito da biomedicina e engenharia biomédica. Tem assim como objectivo principal a aquisição de conhecimentos e competências instrumentais para uma interpretação crítica de fenómenos fisio-patológicos em biomedicina. Pretende-se ainda que o aluno aprofunde competências de trabalho em grupo, leitura, pesquisa bibliográfica avançada, experimentação e utilização de tecnologias de informação e comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

Membranas biológicas. Estrutura e função. Propriedades mecânicas e sua modulação. Fluxo de membranas na célula. Alvos terapêuticos. Junções intercelulares e engenharia de tecidos.
Membranas artificiais e suas aplicações. Os lipossomas e as membranas planas como modelos de membranas. Os lipossomas como nanossistemas para entrega de fármacos.
Transporte através de membranas. Difusão simples de moléculas lipossolúveis. Difusão facilitada e transporte activo de água, iões e nutrientes polares. Tráfego de macromoléculas.
Canais iónicos e sinais bioeléctricos. Padrões de actividade eléctrica e registo extra-celular de potenciais eléctricos. Técnicas de patch-clamp e biologia molecular na definição de canalopatias. Tecnologias biofísicas na triagem de fármacos.
Transdução de sinais. Receptores membranares, proteínas G, segundos mensageiros e etapas de amplificação de sinais. Módulos de sinalização. Transdução intracelular de energia. Bioenergética mitocondrial.

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Avaliação Continua: 100.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2011/2012 (Word)

Bibliografia

Principles of Biomedical Engineering. S.V. Madihally, Artech House, 2010.

Life- As a Matter of Fat. The Emerging Principles of Lipidomics. O. Mouritsen, Springer, 2004.

Lipossomes: Methods and Protocols, vol.2, Biological Membrane Models. V. Weissig, Ed., Humana Press, 2009.

Signal Transduction. B.D. Gomperts, I.M. Kramer & P.E.R. Tatham, Academic Press, 2009.

Bioenergetics. D.G. Nicholls & S.J. Ferguson, Academic Press, 2002.

Lehninger Principles of Biochemistry. A. Lehninger, D.L. Nelson & M.M. Cox, W.H. Freeman, 2008.

Ion Channels of Excitable Membranes. B. Hille, Sinauer Associates, 2001.