Antropologia do Teatro
1
2016-2017
02014479
Artes
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Exposição teórica feita pelo docente.
- Análise de textos.
- Visualização de filmes.
- Debate na aula.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se ao longo do semestre articular, num primeiro momento, a Antropologia do Teatro com as bases de uma Antropologia Filosófica, nomeadamente no que se refere à questão da unidade e da identidade do ser humano nos seus elementos constituintes; visa-se, num segundo momento, enraizar a Antropologia do Teatro numa Filosofia do Corpo que integra, como seu elemento central, uma Antropologia das Emoções; procura-se, num terceiro momento, perceber os desenvolvimentos da Antropologia do Teatro na emergência das diversas tendências do “Théâtre d’Art” e da sua herança crítica (Stanislavski, Artaud, Grotowski, Peter Brook); finalmente, num último momento, ocupar-nos-emos com uma das mais expressivas tendências da Antropologia do Teatro, representada por Eugenio Barba.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à Antropologia do teatro nas suas diversas dimensões
2. O que é o homem: descrição, explicação e compreensão do ser humano.
3. Dos dualismos à unidade do homem na multidimensionalidade da sua constituição.
4. Filosofia do corpo e antropologia do teatro:
a) Representações do corpo no mundo contemporâneo.
b) Para uma antropologia das emoções.
c) Rostos e máscaras: o jogo da identidade e da alteridade.
5. Antropologia do Teatro e diálogo entre culturas
6. Antropologia do teatro e “Théâtre d’Art”: sinais de múltiplos percursos, e heranças críticas mais recentes (Stanislavski, Appia, Artaud, Grotowski, Peter Brook).
7. A Antropologia do Teatro de Eugenio Barba.
Docente(s) responsável(eis)
João Maria Bernardo Ascenso André
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação: 10.0%
Notas de leitura: 20.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
ANDRÉ, João Maria - "Artes e multiculturalidade: o teatro como campo de diálogo intercultural". Revista de História das Ideias, 32 (2011), pp. 515-567.
ARTAUD, Antonin — Le théâtre et son double. Paris, Gallimard, 1964. (Trad. port.: Fenda Edições, 2006)
BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola - L'arte segreta dell'attore. Un dizionario di antropologia teatrale. Milano, Ubulibri, 2005.
BROOK, Peter — O espaço vazio. Lisboa, Orfeu Negro, 2008.
GIL, José — Metamorfoses do corpo. Lisboa Relógio d’Água, 1997.
LE BRETON, David — Les passions ordinaires. Anthropologie des émotions. Paris, Armand Colin, 1998.
OIDA, Yoshi - L'acteur invisible. Arles, Actes Sud, 2008.