Psicologia e Patologia do Comportamento Alimentar
1
2012-2013
02450150
Psicologia e Patologia do Comportamento Alimentar
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em Medicina ou Ciências da Nutrição.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas.
Resultados de Aprendizagem
No módulo 1 (Comportamento Alimentar) serão abordados os determinantes do comportamento alimentar normal. Sendo este um comportamento complexo, influenciado por fatores internos (biológicos) e externos (psicológicos, sociais e culturais). Assim, importa compreender os mecanismos de ação destes diversos fatores e como se integram para produzir um sistema de controlo do apetite e peso corporal que deve ser entendido como o resultado da interação de uma complexa rede de fatores biopsicossociais.
No módulo 2 (Distúrbios do Comportamento Alimentar) serão abordadas as duas principais patologias do comportamento alimentar: Anorexia Nervosa (AN) e Bulimia Nervosa (BN). Estas perturbações psiquiátricas apresentam importantes consequências funcionais em termos de prejuízo/incapacidade para as pessoas que delas sofrem, tendo num número apreciável de casos uma evolução desfavorável ou mesmo fatal. Por outro lado, a sua incidência tem vindo a aumentar, constituindo um crescente problema de saúde. Assim, importa compreender estas perturbações multifatoriais nas suas diversas vertentes (i.e. biológica, psicológica e sociocultural) de modo a desenvolver as adequadas estratégias de prevenção e tratamento. Relativamente a este último tópico, para além da reabilitação nutricional e dos tratamentos farmacológicos, será dada especial ênfase aos métodos cognitivo-comportamentais de avaliação e tratamento dos distúrbios alimentares.
Estágio(s)
NãoPrograma
▪ Fisiologia do comportamento alimentar:
- fatores que influenciam o comportamento pré-ingestivo;
- fatores que influenciam o comportamento ingestivo;
- fatores que influenciam o comportamento pós-ingestivo;
- relevância para a importância dos factores cognitivos, emocionais e culturais.
▪ Determinantes biológicos da regulação do comportamento alimentar: periféricos e centrais:
- periféricos – o papel de algumas hormonas/Peptídeos: grelina; leptina (e outras hormonas adipocitárias); insulina, CCK; peptídeo GLP-1 (glucagon-lke peptide-1); oxintomodulina, PYY3–36);
- centrais – o papel do hipotálamo e dos seus diversos núcleos na regulação dos mecanismos de fome e saciedade. Papel dos vários neurotransmissores e neuromoduladores no comportamento alimentar.
- Mecanismos de regulação da interação entre os fatores biológicos periféricos e centrais do comportamento alimentar.
▪ Determinantes Culturais, Sociais e Psicológicos da regulação do comportamento alimentar:
- papel das influências históricas;
- modelos culturais da imagem cultural, sua evolução e transformação;
- estereótipos culturais associados às variações da imagem corporal;
- influências familiares e sociais no peso corporal;
- Influência dos media na imagem corporal – pressão social para a adoção de uma imagem corporal inadequada e suas consequências;
- relação do peso/imagem corporal e diversas variáveis sociais e demográficas (estado civil, ambiente urbano vs. Rural, tec);
- Comportamento de dieta – causas e consequências.
▪ Breve introdução à história das perturbações do comportamento alimentar:
- anorexia nervosa;
- bulimia nervosa.
Anorexia Nervosa
▪ Definição de distúrbio alimentar (DA):
- Classificação dos DA - Critérios de Diagnóstico nas principais classificações psiquiátricas (CID-10, DSM-IV-TR);
- Limitações dos atuais critérios diagnósticos – diagnóstico nos casos mais jovens; casos atípicos.
▪ Epidemiologia:
- incidência e prevalência da AN – a questão do aumento das taxas e suas razões;
- o continuum entre a anorexia e bulimia nervosa;
- AN e diferenças de género;
- comorbilidade entre a AN e outras perturbações psiquiátricas;
- AN no 3º mundo.
▪ Clínica da AN:
- características da psicopatologia primária;
- características dos diversos sub-tipos de AN e as medidas para o controlo do peso;
- características clínicas secundárias à desnutrição/práticas purgativas, incluindo as perturbações psicológicas;
- descrição dos sinais e sintomas nos diversos aparelhos e sistemas orgânicos e das diversas complicações médicas secundárias à desnutrição.
▪ Etiologia multifatorial da AN:
▪ Avaliação multifatorial dos DA:
- entrevistas e questionários; avaliação psicológica, médica e nutricional;
- os aspectos biológicos, psicossociais e culturais;
- fatores de risco da AN.
▪ Tratamento da AN:
- tratamento das complicações médicas;
- tratamento da AN – farmacológico, nutricional e psicológico.
▪ Evolução da AN:
- taxas de recaída e recuperação. Evolução e causas de morte.
Bulimia Nervosa
▪ Definição de Bulimia Nervosa (BN) e seus Critérios de Diagnóstico nas principais classificações psiquiátricas ( CID-10, DSM-IV-TR):
- Limitações dos critérios diagnósticos – definição, frequência e duração dos episódios bulímicos.
▪ Epidemiologia:
- incidência e prevalência da BN – possível aumento das taxas e suas razões;
- BN e estatuto socioeconómico;
- BN e atividade profissional.
▪ Aspetos Clínicos da BN:
- características da psicopatologia primária;
- caracterização dos episódios bulímicos e fatores que propiciam o seu desencadeamento/manutenção;
- caracterização dos comportamentos compensatórios – práticas purgativos (vómitos e laxantes);
- características clínicas secundárias aos episódios bulímicos/ práticas purgativas;
- descrição dos sinais e sintomas nos diversos aparelhos e sistemas orgânicos e das diversas complicações médicas secundárias;
- comorbilidade entre a BN e outras perturbações psiquiátricas.
▪ Etiologia multifatorial da BN:
- os aspectos biológicos, psicossociais e culturais;
- fatores de risco - a questão da personalidade. Perfeccionismo e DA.
▪ Avaliação multifatorial dos DA:
- avaliação psicológica, médica e nutricional.
- Tratamento da BN:
- tratamento das complicações médicas;
- tratamento da BN – farmacológico, nutricional e psicológico.
▪ Evolução da BN:
- taxas de recaída e recuperação. Evolução e causas de morte.
▪ Prevenção dos DA:
Avaliação e Tratamento Psicológico dos Distúrbios do Comportamento Alimentar
▪ Aspetos genéricos do modelo cognitivo-comportamental (CC) na explicação da génese e manutenção das perturbações psicológicas:
- Síntese da teoria CC;
- Síntese dos princípios básicos da terapia CC;
- Síntese das estratégias terapêuticas gerais segundo o modelo CC.
▪ Aspetos específicos dos modelos cognitivo-comportamentais na compreensão da génese e manutenção dos distúrbios alimentares (DA):
- Modelo(s) CC da Anorexia Nervosa (AN);
- Modelo(s) CC da Bulimia Nervosa (BN).
▪ Dos modelos cognitivo-comportamentais da AN e BN à sua avaliação e tratamento CC.
▪ Avaliação dos DA numa perspetiva CC:
- Caracterização da AP dos DA enquanto processo multi-métodos e multi-informadores;
- A complementaridade entre métodos/ estratégias (entrevista clínica cognitivo-comportamental, questionários de autoresposta e registos de auto-monitorização);
- Objetivos da avaliação;
- Aspetos a esclarecer na avaliação de um DA - natureza e gravidade da psicopatologia presente;
- Tópicos a contemplar na entrevista clínica.
▪ Problemas e dificuldades específicas da avaliação e tratamento psicológicos dos DA.
▪ Integração dos dados de avaliação psicológica e formulação CC do caso.
▪ Aspetos gerais do tratamento CC dos DA: as duas linhas do tratamento.
▪ Fases do protocolo terapêutico CC da AN/ BN: objetivos, princípios, dificuldades esperadas e estratégias terapêuticas:
Fase 1: Estabelecimento de uma boa relação terapêutica, avaliação, psico-educação e fomento da motivação;
Fase 2: Normalização do peso e padrão alimentar;
Fase 3: Reestruturação cognitiva e abordagem de problemas fundamentais do funcionamento psicológico;
Fase 4: Prevenção de recaídas, reforço do novo estilo de vida e manutenção dos progressos.
▪ Abordagem de outros tópicos específicos no tratamento psicológico: diminuir o perfeccionismo negativo, melhorar o auto-conceito, a auto-estima e o auto-conhecimento, promover o funcionamento interpessoal positivo (estratégias e procedimentos para o seu tratamento).
▪ Eficácia do tratamento cognitivo comportamental (evidência empírica; pontos fortes e limitações do tratamento CC dos DA).
▪ Apresentação e discussão de casos clínicos.
Docente(s) responsável(eis)
António João Ferreira de Macedo e Santos
Métodos de Avaliação
Sumativa
Teste de escolha múltipla e perguntas de desenvolvimento curto: 100.0%
Bibliografia
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