Modelos de Ensino e Formação de Professores

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
02747774
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino

Seminário com recurso às seguintes estratégias:
- Exposição e estudo autónomo;
- Análise de situações pedagógicas;

- Investigação documental:

- Contacto com especialistas e investigadores

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes encontrem um suporte heurístico capaz de estruturar uma leitura teórica sobre o ensino e a formação de professores, empreender crítica estruturada a circunstâncias de ensino e de formação de professores bem como realizar propostas concretas para ambas as actividades. Nesse sentido, deverão desenvolver as seguintes competências:

(1)  Domínio cognitivo: Conhecer, compreender e analisar informação relevante;
(2)  Domínio afectivo: Valorizar essa informação como suporte de pensamento e de prática;
(3)  Aplicação: Criticar e realizar propostas para o ensino e formação de professores.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

1. Quadro de referência
1.1. Paradigmas epistemológicos com impacto na educação
1.2. Concepções de educação
1.3. Teorias da educação formal
2. O ensino e as suas circunstâncias
2.1. Perspectivas e teorias sobre o ensino
2.2. Tentativa de esclarecimento e delimitação da profissão docente
2.3. Estudos a empreender
3. A formação para a/na profissão
3.1. Estado da formação de professores no presente
3.2. Origens e evolução da formação de professores
3.3. Possibilidades de organização da formação de professores
4. A formação para ensinar no actual sistema educativo
4.1. Estruturação de projectos de formação contínua
4.2. Apreciação de projectos de formação contínua
4.3. Eventual revisão
Síntese

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho escrito: 50.0%
Teste escrito: 50.0%

Bibliografia

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