Metodologia da Investigação Educacional II

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
02747827
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, questionamento, pesquisas temáticas, desenvolvimento e apresentação de trabalhos, debates.

 

A avaliação compreende a elaboração em grupo de um trabalho sobre uma estratégia de investigação qualitativa, correspondente a 7 valores, sua apresentação oral, correspondente também a 3 valores e a elaboração de um projeto de investigação qualitativa em educação, correspondente a 10 valores, para quem estiver em regime de avaliação periódica.

Quem se encontrar em regime de avaliação final, de acordo com as normas de avaliação vigentes na FPCE-UC, realiza um exame teórico cotado para 20 valores.

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina pretende-se oferecer uma visão geral dos fundamentos epistemológicos da Investigação qualitativa, ao mesmo tempo que facilitar uma introdução à diversidade de estratégias e de métodos a que esse tipo de investigação pode recorrer.

Objetivos de aprendizagem

· Compreender os fundamentos epistemológicos das abordagens interpretativas (qualitativas).

· Caracterizar tipos de abordagens interpretativas.

· Aplicar técnicas de recolha e análise de dados.

· Aplicar critérios de validação da investigação interpretativa.

· Delinear um plano de investigação interpretativa.

Estágio(s)

Não

Programa

I. FUNDAMENTOS DA INVESTIGAÇÃO QUALTITATIVA EM EDUCAÇÃO 

1. 1. A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SEUS PARADIGMAS

1.1.1. A educação: ponto de partida e de chegada                        

1.1.2. Dois paradigmas “em confronto”                       

1.1.3. A pós-modernidade e a racionalidade complexa 

1.2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

1.2.1. Da filosofia hermenêutica às ciências sociais                       

1.2.2. A fenomenologia social de Alfred Schütz (1899-1959)

1.2.3. O interaccionismo simbólico                       

1.2. 4. A etnometodologia                       

1.2.5. A análise conversacional e sociolinguística                                                   

1.2.6. A teoria das representações sociais    

II - ESTRATÉGIAS GERAIS DE INVESTIGAÇÃO: NATUREZA E FUNDAMENTOS

2.1. “Estudo de caso” na investigação em educação                        

2.2. Os estudos etnográficos em contextos educativos

2.3  Estudos (auto)biográficos – histórias de vida

2.4. A investigação-acção e suas modalidades                   

III – TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS                       

3.1.  A entrevista na investigação educacional                       

3.2. A entrevista de grupo                        

3.3. Estudos com grupos de referência - grupo focal

3.4. Pensar em voz alta e estimulação da recordação                       

3.5. Técnica dos incidentes críticos                        

3.6. Análise de narrativas – “estórias”                       

3.7.  Questionários abertos e “composições”                       

3.8. Documentos pessoais                       

IV – PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS                       

4.1. Diversidade de técnicas e princípios gerais da análise

4.2. A técnica da análise de conteúdo    

V - CREDIBILIDADE CIENTÍFICA DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA                       

5.1. Credibilidade da investigação qualitativa                       

5.2. Apresentação dos dados, interpretação e teorização                       

5.3. Questões éticas da investigação

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Bibliografia

Amado, J. (2009). Introdução à Investigação Qualitativa em Educação. Relatório de Disciplina apresentado nas Provas de Agregação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

 Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

 Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Org.) (2000). Handbook of Qualitative Research. Thousand

Oaks. London, Nova Deli: Sage Publications.

 Ghiglione, R., & Matalon, B. (2005). O Inquérito: Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.

 Guerra, I. C. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo - Sentidos e Formas de Uso. Estoril: Princípia.

 Vieira, C. (1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII(2), 89-116.