Metodologia da Investigação Educacional II
1
2012-2013
02747827
Ciências da Educação
Português
Presencial
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, questionamento, pesquisas temáticas, desenvolvimento e apresentação de trabalhos, debates.
A avaliação compreende a elaboração em grupo de um trabalho sobre uma estratégia de investigação qualitativa, correspondente a 7 valores, sua apresentação oral, correspondente também a 3 valores e a elaboração de um projeto de investigação qualitativa em educação, correspondente a 10 valores, para quem estiver em regime de avaliação periódica.
Quem se encontrar em regime de avaliação final, de acordo com as normas de avaliação vigentes na FPCE-UC, realiza um exame teórico cotado para 20 valores.
Resultados de Aprendizagem
Nesta disciplina pretende-se oferecer uma visão geral dos fundamentos epistemológicos da Investigação qualitativa, ao mesmo tempo que facilitar uma introdução à diversidade de estratégias e de métodos a que esse tipo de investigação pode recorrer.
Objetivos de aprendizagem
· Compreender os fundamentos epistemológicos das abordagens interpretativas (qualitativas).
· Caracterizar tipos de abordagens interpretativas.
· Aplicar técnicas de recolha e análise de dados.
· Aplicar critérios de validação da investigação interpretativa.
· Delinear um plano de investigação interpretativa.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. FUNDAMENTOS DA INVESTIGAÇÃO QUALTITATIVA EM EDUCAÇÃO
1. 1. A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SEUS PARADIGMAS
1.1.1. A educação: ponto de partida e de chegada
1.1.2. Dois paradigmas “em confronto”
1.1.3. A pós-modernidade e a racionalidade complexa
1.2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO
1.2.1. Da filosofia hermenêutica às ciências sociais
1.2.2. A fenomenologia social de Alfred Schütz (1899-1959)
1.2.3. O interaccionismo simbólico
1.2. 4. A etnometodologia
1.2.5. A análise conversacional e sociolinguística
1.2.6. A teoria das representações sociais
II - ESTRATÉGIAS GERAIS DE INVESTIGAÇÃO: NATUREZA E FUNDAMENTOS
2.1. “Estudo de caso” na investigação em educação
2.2. Os estudos etnográficos em contextos educativos
2.3 Estudos (auto)biográficos – histórias de vida
2.4. A investigação-acção e suas modalidades
III – TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS
3.1. A entrevista na investigação educacional
3.2. A entrevista de grupo
3.3. Estudos com grupos de referência - grupo focal
3.4. Pensar em voz alta e estimulação da recordação
3.5. Técnica dos incidentes críticos
3.6. Análise de narrativas – “estórias”
3.7. Questionários abertos e “composições”
3.8. Documentos pessoais
IV – PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS
4.1. Diversidade de técnicas e princípios gerais da análise
4.2. A técnica da análise de conteúdo
V - CREDIBILIDADE CIENTÍFICA DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
5.1. Credibilidade da investigação qualitativa
5.2. Apresentação dos dados, interpretação e teorização
5.3. Questões éticas da investigação
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Bibliografia
Amado, J. (2009). Introdução à Investigação Qualitativa em Educação. Relatório de Disciplina apresentado nas Provas de Agregação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Org.) (2000). Handbook of Qualitative Research. Thousand
Oaks. London, Nova Deli: Sage Publications.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (2005). O Inquérito: Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Guerra, I. C. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo - Sentidos e Formas de Uso. Estoril: Princípia.
Vieira, C. (1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII(2), 89-116.