Psicologia da Criança e do Adolescente

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02720481
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento; Línguas necessárias para a consulta da bibliografia: Português, Francês (recomendado) e Inglês

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado na apresentação de diapositivos (disponíveis como documentos em formato PDF); métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos teóricos aprofundados de psicologia da criança e do adolescente (Pedopsicologia), numa perspetiva multidisciplinar unificadora, integrando contributos da Antropologia Cultural, da História e Epistemologia, das Neurociências e da Psicologia do Desenvolvimento.

Estágio(s)

Não

Programa

  I - Especificidades da Psicologia do Desenvolvimento e do estudo do desenvolvimento humano. Concepções dominantes sobre a Infância e a Adolescência, na sociedade e na Psicologia.

 II - Desenvolvimento cognitivo na infância: as teorias modernas em Psicologia do Desenvolvimento (e.g. de Kurt W. Fischer) emergentes do movimento neo-piagetiano; a inteligência como um sistema dinâmico de competências. 

III - Temas substantivos: Rituais de passagem e transição da Infância para a Adolescência; Desenvolvimento cognitivo social; Sexualidade e relações familiares.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Revistas científicas/Journals: Developmental Psychology; Enfance; Human Development

 

Obras de referência/Books:

Bremner, J.G. & Theodore D. Wachs, T.D., Eds. (2010). The Wiley-Blackwell Handbook of Infant development (2nd ed.). Chichester, West Sussex: Wiley-Blackwell, 2 vols.

Johnson, M.H. & de Haan, M. (2010). Developmental Cognitive Neuroscience (3rd ed.). Nova Iorque: Wiley-Blackwell.

Lerner, R.M. & Steinberg, L., Eds. (2009) Handbook of Adolescent Psychology (3rd ed.). Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons.

Koops, W. & Michael Zuckerman, M., Eds.(2003). Beyond the century of the child: cultural history and developmental psychology. Philadelphia: PENN.

Sternberg, R.J. & Kaufman, S.B., Eds. (2011). The Cambridge Handbook of Intelligence. Cambridge et al.: Cambridge University Press.

Swanson, D.P.; Malik Chaka Edwards, M.C. & Margaret Beale Spencer, M.B. (2010). Adolescence: development during a global era. Amsterdam, Boston, etc.: Academic Press (Elsevier).