Psicologia da Criança e do Adolescente
1
2018-2019
02720481
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento; Línguas necessárias para a consulta da bibliografia: Português, Francês (recomendado) e Inglês
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado na apresentação de diapositivos (disponíveis como documentos em formato PDF); métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos teóricos aprofundados de psicologia da criança e do adolescente (Pedopsicologia), numa perspetiva multidisciplinar unificadora, integrando contributos da Antropologia Cultural, da História e Epistemologia, das Neurociências e da Psicologia do Desenvolvimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - Especificidades da Psicologia do Desenvolvimento e do estudo do desenvolvimento humano. Concepções dominantes sobre a Infância e a Adolescência, na sociedade e na Psicologia.
II - Desenvolvimento cognitivo na infância: as teorias modernas em Psicologia do Desenvolvimento (e.g. de Kurt W. Fischer) emergentes do movimento neo-piagetiano; a inteligência como um sistema dinâmico de competências.
III - Temas substantivos: Rituais de passagem e transição da Infância para a Adolescência; Desenvolvimento cognitivo social; Sexualidade e relações familiares.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Revistas científicas/Journals: Developmental Psychology; Enfance; Human Development
Obras de referência/Books:
Bremner, J.G. & Theodore D. Wachs, T.D., Eds. (2010). The Wiley-Blackwell Handbook of Infant development (2nd ed.). Chichester, West Sussex: Wiley-Blackwell, 2 vols.
Johnson, M.H. & de Haan, M. (2010). Developmental Cognitive Neuroscience (3rd ed.). Nova Iorque: Wiley-Blackwell.
Lerner, R.M. & Steinberg, L., Eds. (2009) Handbook of Adolescent Psychology (3rd ed.). Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons.
Koops, W. & Michael Zuckerman, M., Eds.(2003). Beyond the century of the child: cultural history and developmental psychology. Philadelphia: PENN.
Sternberg, R.J. & Kaufman, S.B., Eds. (2011). The Cambridge Handbook of Intelligence. Cambridge et al.: Cambridge University Press.
Swanson, D.P.; Malik Chaka Edwards, M.C. & Margaret Beale Spencer, M.B. (2010). Adolescence: development during a global era. Amsterdam, Boston, etc.: Academic Press (Elsevier).