Teoria Curricular
2
2014-2015
01741329
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino
(1) Aulas de carácter teórico-prático
- Exposição
- Apresentação de trabalhos realizados
- Contacto com especialistas e/ou investigadores;
(2) Trabalho autónomo
- Estudo
- Investigação documental
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem rege-se pelas Normas de Avaliação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em vigor e inclui:
- Cinco trabalhos a apresentar/realizar nas aulas, cujo peso na avaliação final é 50%
- Um teste escrito, cujo peso na avaliação final é de 50%
Resultados de Aprendizagem
Com a presente unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento fundamentado sobre decisões curriculares patentes nos sistemas educativos contemporâneos, com particular destaque para o português. Sem esquecer que tais decisões são influenciadas, nomeadamente, por factores políticos, económicos, sociais, ideológicos, filosóficos, históricos, éticos, científicos, opta-se pela evidenciação destes últimos.
Assim espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
(1) Adquirir e compreender conhecimentos relevantes sobre o currículo;
(2) Analisar questões actuais respeitantes ao currículo e organizar opiniões fundamentadas;
(3) Investigar, de maneira responsável e crítica, questões respeitantes ao currículo;
(4) Valorizar os conhecimentos que permitem estruturar o currículo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
- O que significa “currículo escolar?”
- O currículo como processo decisional complexo
1. Decisões curriculares do e no sistema educativo português
1.1. Estrutura do sistema, níveis de decisão curricular e agentes educativos
1.2. Orientações e deliberações normativo-legais, curriculares e programáticas
1.3. Política de autonomia de escola e de gestão flexível de currículo
2. Concepções de educação patentes nas orientações curriculares
2.1. Noções que fundamental as reorganizações curriculares
2.2. Concepções (antinómicas) de educação que a análise curricular revela
2.3. Filiação dessas concepções e sua validade
3. Da história do curriculum
3.1. Esquemas curriculares que a história da educação formal revela
3.2. Contendas teóricas intemporais em torno do currículo
3.3. Planos curriculares do passado com sentido na actualidade
4. Teorização curricular contemporânea
4.1. Expressão curricular de teorias pedagógicas: behavioristas, cognitivistas e construtivistas)
4.2. Construção do currículo à luz dessas teorias pedagógicas
4.3. Contributos relevantes do conjunto de teorias curriculares
5. Sentido do currículo na educação formal
5.1. De sentidos do currículo a um sentido consistente e operacional
5.2. Potencialidades e limites do currículo
5.3. Da imprescindibilidade à responsabilidade de tomar decisões curriculares
Síntese
- Revisão do significado de “currículo escolar?”
- Consciência da responsabilidade implicada nas decisões curriculares
Bibliografia
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