Metodologia da Investigação em Educação II
3
2011-2012
01741439
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Metodologia da Investigação Educacional I
Métodos e Técnicas Quantitativas de Investigação em Ciências Sociais e Humanas.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular é exclusivamente dedicada à abordagem do paradigma qualitativo de investigação e aos contributos do mesmo para as Ciências Sociais e Humanas, em geral, e para a Educação, em particular.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular é exclusivamente dedicada à abordagem do paradigma qualitativo de investigação e aos contributos do mesmo para as Ciências Sociais e Humanas, em geral, e para a Educação, em particular.
OBJECTIVOS PRINCIPAIS:
1. NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS
- Reflexão sobre o contributo que as metodologias qualitativas podem dar à investigação em educação.
- Conhecimento das características principais da abordagem qualitativa e dos planos e das técnicas relevantes de investigação.
- Análise das vantagens das metodologias qualitativas e das suas principais limitações, no âmbito do estudo dos problemas educativos.
- Reflexão em torno das questões de natureza ética que se colocam no planeamento, execução e publicação dos resultados de uma investigação qualitativa em educação.
2. NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS
- Contribuir para a formação de atitudes positivas, relativamente à abordagem científica dos problemas educativos através de metodologias qualitativas.
- Promover a capacidade de crítica metodológica dos estudos científicos de cariz qualitativo.
- Desenvolver competências que habilitem para a escolha do plano qualitativo adequado para o estudo de um problema educativo concreto.
- Treinar algumas técnicas de análise de dados qualitativos, a partir de excertos de entrevistas.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que, no final desta unidade curricular, o/a aluno/a seja capaz de:
- Planear correctamente uma investigação qualitativa em educação;
- Compreender o relatório de uma investigação qualitativa;
- Ler criticamente publicações relativas a projectos de natureza qualitativa;
- Estar motivado para o desenvolvimento de estudos de natureza qualitativa em educação.
- Identificar as principais diferenças entre o paradigma quantitativo e o paradigma qualitativo de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Características principais da investigação qualitativa
1.1. Base filosófico-epistemológica.
1.2. Objectivos da investigação.
1.3. Processo de investigação.
1.4. Planos utilizados.
1.5. Papel do investigador.
1.6. Importância conferida ao contexto.
1.7. Técnicas de recolha de dados.
1.8. Tipo de análise dos dados.
1.9. Contributo para o conhecimento científico.
2. História do aparecimento da investigação qualitativa ao longo do Séc. XX.
3. Elaboração de um Glossário de fundamental importância para a Unidade Curricular.
4. Fases de uma investigação qualitativa: alguns exemplos retirados de investigações reais.
5. A credibilidade de um estudo qualitativo: questões relativas à fidelidade e à validade das conclusões obtidas.
5.1. Estratégias para aumentar a fidelidade interna e externa.
5.2. Ameaças à validade interna e externa. Estratégias para reduzir os seus efeitos.
6. Análise pormenorizada de alguns planos qualitativos de investigação (e.g., estudo de caso, investigação participativa).
7. Análise pormenorizada de algumas técnicas qualitativas de investigação (e.g., entrevista aberta, observação participante).
8. Breve abordagem de algumas técnicas qualitativas de análise de dados: análise de conteúdo, análise do discurso, etc.
9. Como elaborar o relatório de um estudo qualitativo: possíveis estruturas.
10. Aspectos éticos a ter em conta no decurso de uma investigação qualitativa.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria Coimbra Vieira
Bibliografia
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Vieira, C. C. (1995). A investigação participativa. Uma investigação com (pelas) pessoas e não sobre (com) as pessoas. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica apresentadas à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Vieira, C. C. (1998). A observação participante: aspectos gerais desta técnica qualitativa de recolha de dados. In Ensaios em Homenagem a Joaquim Ferreira Gomes. Coimbra: NAIE, pp. 761- 767.
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Vieira, C. C. (2004). A investigação participativa. Algumas considerações em torno desta metodologia qualitativa. In Oliveira, L; Pereira, A. & Santiago, R. (Orgs.). Investigação em Educação. Abordagens Conceptuais e Práticas. Porto: Porto Editora, pp. 59-76.
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