Métodos e Técnicas de Observação de Situações Educativas

Ano
1
Ano lectivo
2009-2010
Código
02747132
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Seminário, no âmbito do qual se recorre às seguintes tarefas:
Exposição, debate em grupo e estudo autónomo;
Investigação bibliográfica e/ou empírica;
Contacto com especialistas e/ou investigadores;
Análise e/ou estruturação de processos de observação pedagógica.

Resultados de Aprendizagem

(1) Conhecer, compreender e analisar princípios e especificidades da observação científica no âmbito da pedagogia, enquadramentos da observação pedagógica (normativo-legal, teórico-empírico e axiológico) e a pertinência da observação de situações educativas;

(2) Estabelecer uma noção de observação pedagógica e pressupostos técnico-metodológicos e ético-relacionais de observação pedagógica;

(3) Estruturar processos de observação pedagógica.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução
Apresentação e fundamentos da unidade curricular
1. Pressupostos epistemológicos da observação científica
1.1. É possível observar?
1.2. Invenção e evolução da observação científica
1.3. Como se observa em ciência?
2. A observação pedagógica como observação científica
2.1. Continuidades e particularidade da observação pedagógica
2.2. Efeitos psicossociais intervenientes nos processos de inferenciação
2.3. Enquadramento da observação pedagógica
3. Estrutura de processos de observação pedagógica
3.1. Conceptualização dos processos de observação
3.2. Planificação do processo de observação
3.3. Implementação dos processos de observação e análise de dados recolhidos
3.4. Utilização da informação disponível
3.5. Avaliação dos processos de observação
4. Análise e/ou organização de processos de observação pedagógica
4.1. Observação de educadores e professores
4.2. Observação de alunos
4.3. Observação de recursos educativos
4.4. Observação de circunstâncias pedagógicas
Síntese