Tecnologias Avançadas de Soldadura

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03006677
Área Científica
Tecnologias de Produção
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Para atingir facilmente os objectivos definidos para a unidade curricular é recomendável que os alunos possuam formação de base em Ciência e Engenharia dos Materiais e Tecnologia Mecânica. Com efeito, só a compreensão prévia da relação íntima entre a ligação química, a estrutura atómica e as propriedades da matéria, assim como dos princípios gerais de processamento de materiais em estado liquido e sólido, permitem a assimilação expedita dos temas abordados no âmbito da disciplina.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são leccionados os princípios básicos da ligação/processamento de materiais por soldadura, assim como introduzidas as tecnologias associadas. Após este capítulo introdutório, os alunos são chamados a propor um tema sobre o qual pretendem redigir uma monografia. O professor avalia o tema, sugere possíveis melhoramentos/adaptações, e a partir dessa altura, fornece ao aluno o acompanhamento tutorial necessário para que este leve a bom termo a actividade de investigação proposta.

Resultados de Aprendizagem

 Promover a assimilação de conhecimentos genéricos/fundamentais sobre procedimentos/tecnologias não-convencionais de ligação/processamento de materiais por soldadura;

- Estimular a aquisição de competências para a aprendizagem autónoma de novos conhecimentos;

- Promover a interiorização de uma postura critica que permita lidar com questões complexas e/ou não-familiares em investigação cientifica.

Estágio(s)

Não

Programa

Devido ao reduzido numero de alunos a frequentar a disciplina, os conteúdos programáticos são definidos, a cada ano, em conjunto com os estudantes, tendo em atenção a sua formação prévia e os interesses particulares dos mesmos em termos do percurso cientifico e/ou profissional futuro. Sendo assim, após uma apresentação geral, pelo professor, em aula, sobre os princípios gerais da ligação/processamento de materiais por soldadura, os alunos são convidados a sugerir um tema sobre o qual gostariam de realizar uma monografia. Os temas podem versar sobre assuntos tão diversos como as tecnologias de ligação/processamento de materiais por soldadura, a metalurgia, a plasticidade, a caracterização mecânica, a transmissão de calor e a modelação. O único requisito obrigatório para a selecção do tema é que este esteja relacionado com tecnologias de soldadura/processamento não-convencionais.

Docente(s) responsável(eis)

Dulce Maria Esteves Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação Oral: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

[1] W. R. Messler, Principles of Welding, John Wiley & Sons, EUA, 1999.

[2] S. Kou, Welding metallurgy, John Wiley & Sons, New Jersey, USA, 2003.

[3] John Norrish, Advanced Welding Processes, Institute of Physics Publishing, Bristol, 1992.