Computação Gráfica
3
2017-2018
01008492
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução à programação e resolução de Problemas, Programação Multimédia, Fundamentos Matemáticos.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de exposição de conceitos (tanto teóricos como de aplicação prática), e realização de exercícios sobre a matéria leccionada - Aulas teórico-práticas de exercitação de conceitos teóricos e práticos. Estas servem também para introduzir os objectivos de cada um dos trabalhos práticos individuais e ideias fundamentais de como podem ser solucionados utilizando o processing. - Aulas práticas laboratoriais de exercitação de conceitos de programação em processing.
Resultados de Aprendizagem
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em: i) Fundamentos de computação gráfica; ii) fundamentos de processamento de imagem; iii) integração de vários tópicos de base em trabalhos de alguma complexidade. Nomeadamente: - Modelização, animação, transformações, projecções, modelos de cor e de iluminação, rasterização e visibilidade - Tópicos de usabilidade e sua aplicação em projectos CG - Imagem, com destaque para os aspectos de filtragem, realce e melhoramento de imagem É também objectivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais (segundo os descritores de Dublin): - Análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à computação gráfica Definições, conceitos e áreas envolvidas Aplicações e desafios em CG Contexto no curso de Design & Multimédia
2. Geometria 2D/3D Abordagens à CG: Renderização poligonal versus técnicas de ray tracing Modelização de objectos Transformações Visualização e projecções
3. Cor & iluminação Modos de cor e de iluminação Modelos de interacção e interpolação (Gouraud e Phong) Transparências
4. Rastering e visibilidade Rasterização Recorte Superfícies visíveis
5. Processamento de imagem Fundamenos básicos de Processamento de imagem Filtros passa alto e passa baixo Realce de contraste.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Oliveira Henriques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Outra: 20.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
Daniel Shiffman, Learning Processing
Casey Reas, Ben Fry, Processing: a programming handbook for Visual Designers and Artists Ira Greenberg, Processing: Creative coding and Computational Art
J. Foley, A. Van Dam, S. Feiner, J. Hughes, R. Philips, Introduction to Computer Graphics, Addison-Wesley.
D. Hearn, M. Baker, Computer Graphics, C Version, 2nd Edition, Prentice Hall.