Computação Gráfica

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01008492
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à programação e resolução de Problemas, Programação Multimédia, Fundamentos Matemáticos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição de conceitos (tanto teóricos como de aplicação prática), e realização de exercícios sobre a matéria leccionada - Aulas teórico-práticas de exercitação de conceitos teóricos e práticos. Estas servem também para introduzir os objectivos de cada um dos trabalhos práticos individuais e ideias fundamentais de como podem ser solucionados utilizando o processing. - Aulas práticas laboratoriais de exercitação de conceitos de programação em processing.

Resultados de Aprendizagem

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em: i) Fundamentos de computação gráfica; ii) fundamentos de processamento de imagem; iii) integração de vários tópicos de base em trabalhos de alguma complexidade. Nomeadamente: - Modelização, animação, transformações, projecções, modelos de cor e de iluminação, rasterização e visibilidade - Tópicos de usabilidade e sua aplicação em projectos CG - Imagem, com destaque para os aspectos de filtragem, realce e melhoramento de imagem É também objectivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais (segundo os descritores de Dublin): - Análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à computação gráfica Definições, conceitos e áreas envolvidas Aplicações e desafios em CG Contexto no curso de Design & Multimédia

2. Geometria 2D/3D Abordagens à CG: Renderização poligonal versus técnicas de ray tracing Modelização de objectos Transformações Visualização e projecções

3. Cor & iluminação Modos de cor e de iluminação Modelos de interacção e interpolação (Gouraud e Phong) Transparências

4. Rastering e visibilidade Rasterização Recorte Superfícies visíveis

5. Processamento de imagem Fundamenos básicos de Processamento de imagem Filtros passa alto e passa baixo Realce de contraste.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Oliveira Henriques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Outra: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Daniel Shiffman, Learning Processing

Casey Reas, Ben Fry, Processing: a programming handbook for Visual Designers and Artists Ira Greenberg, Processing: Creative coding and Computational Art

J. Foley, A. Van Dam, S. Feiner, J. Hughes, R. Philips, Introduction to Computer Graphics, Addison-Wesley.

 D. Hearn, M. Baker, Computer Graphics, C Version, 2nd Edition, Prentice Hall.