Mestrado em Contabilidade e Finanças

Objetivos do Curso

O Mestrado em Contabilidade e Finanças é um programa de formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de competências e qualificações profissionais elevadas nos domínios da contabilidade, fiscalidade e finanças; tem por objetivo desenvolver as capacidades e os conhecimentos técnicos dos responsáveis pelas diversas organizações, bem como proporcionar - a quem pretenda seguir carreira na área da contabilidade, fiscalidade e finanças – a oportunidade de aprofundar estas matérias.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal, nomeadamente titulares de licenciatura em Gestão ou áreas afins, como Contabilidade e/ou Finanças;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado;
d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao ciclo de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/as mestres em Contabilidade e Finanças possuem habilitações aprofundadas nos domínios da contabilidade e finanças empresariais para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional.

Regime de Estudo

Tempo-integral, parcial, presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente, e ainda a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Curso visa fornecer uma formação teórica e técnica sólida nas diferentes áreas relacionadas com a contabilidade, fiscalidade e finanças, privilegiando uma visão integrada.
A principal preocupação é a de que os alunos alcancem uma compreensão global do relevo da contabilidade, da fiscalidade e das finanças, no universo das organizações. Por isso, o Curso, além das matérias próprias da contabilidade, fiscalidade e finanças, integra aspetos jurídicos, fornece formação na área dos métodos estatísticos, reflete sobre as metodologias de investigação e reforça os conhecimentos de auditoria.

Coordenador(es) do Curso

Liliana Marques Pimentel
uc40780@uc.pt

Susana Margarida Faustino Jorge
susjor@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é obtido após a conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e a defesa com sucesso da dissertação, relatório de estágio ou trabalho de projeto, que totalizam 120 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

As/os mestres em Contabilidade e Finanças possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.

Plano de Estudos

Contabilidade e Finanças

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6395

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2018-07-31 a 2024-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 3433/2011/AL01

2020-06-05

Documentos

Guião de autoavaliação

Publicação em Diário da República

Decisao_final_Conselho_Administracao

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República