Curso de Especialização em Psicologia e saúde mental: dos processos à intervenção

Objetivos do Curso

O Curso pretende fornecer aos participantes conhecimentos sobre diversas áreas da psicologia, nomeadamente aquelas que mais relevância têm no âmbito médico. Serão versados temas nucleares da psicologia, tais como personalidade, emoção, memória, motivação, etc. Estes domínios serão abordados nas suas várias facetas, nomeadamente neurobiológicas, de modo a compreender o seu funcionamento normal, bem como os mecanismos envolvidos na sua disfunção e quadros clínicos consequentes. Serão também descritas outras áreas da psicologia ligadas aos processos de saúde e doença, como a psicologia da saúde.
Serão igualmente transmitidos conhecimentos na área da psicologia clínica, com os fundamentos teóricos dos modelos cognitivos e comportamentais, de modo a transmitir um conhecimento actualizado dos aspectos clínicos e de investigação nesta área. Os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos nas metodologias de investigação que abrangem a psicologia, psicopatologia e psiquiatria, bem como no diagnóstico e elaboração de um plano terapêutico de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais, nas áreas clínicas focadas no curso.

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciatura/ Mestrado Integrado em áreas da saúde

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Tempo parcial, Presencial e Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Nota final (de 0 a 20) correspondente à media ponderada das classificações obtidas nas Unidades Curriculares

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

.- Compreender os contributos das neurociências e da genética para o comportamento normal e patológico.
- Conhecer os modelos de investigação, avaliação e intervenção em psicopatologia do desenvolvimento.
- Compreender e aplicar aspectos relacionados com o desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação psicológica, psicopatológica e diagnóstica.
- Compreender os aportes da motivação e da aprendizagem para a saúde e aplicar as suas teorias e princípios à modificação comportamental.
- Compreender as vias psico-neuro-biológicas da relação entre stresse, comportamento alimentar e sono e entre stresse e comportamentos aditivos.
- Conhecer os principais instrumentos para a avaliação da inteligência em contextos de saúde e compreender as suas aplicações à doença.
- Conhecer aspectos da neurobiologia da personalidade e do temperamento; conhecer os principais modelos estruturais da personalidade, e as suas implicações para a avaliação da personalidade em contextos de saúde.
Compreender a relevância da personalidade nas trajetórias de saúde e doença e os mecanismos da relação entre personalidade e saúde.
- Conhecer aspectos fundamentais da emoção e (des)regulação emocional; conhecer alguns paradigmas experimentais no estudo da emoção; compreender a desregulação emocional enquanto processo transdiagnóstico.
- Conhecer aspectos do envelhecimento saudável e modelos de intervenção psicológica promotores do mesmo. Compreender e aplicar a estratégia de avaliação neuro-psicológica de idosos e as suas implicações nos programas de reabilitação.
- Conhecer avanços recentes na avaliação e intervenção psicológica da doença mental grave: neuro-cognição, cognição social e tratamentos psicológicos.
- Valorizar as aplicações da psicologia da saúde, através dos exemplos da avaliação e intervenção em doenças crónicas e em oncologia.
- Conhecer os modelos mais eficazes na avaliação e intervenção psicológica nas perturbações do sono, nos comportamentos aditivos e nos comportamentos suicidários.
- Conhecer os fundamentos, princípios e paradigmas do modelo cognitivo-comportamental na compreensão, avaliação e intervenção psicológicas em diversos quadros psicopatológicos (Perturbação de pânico, Fobia social, Perturbação obsessivo-compulsiva, Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbações da Personalidade).
- Conhecer os principais modelos e processos das terapias contextuais: Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Focada na Compaixão.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012 – Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Psicologia e sáude mental: dos processos à intervenção

Ano lectivo
2016-2017

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 18.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos