Mestrado em Reabilitação de Edifícios

Objetivos do Curso

O curso de Mestrado proposto pretende criar uma oferta formativa na área da reabilitação de edifícios para engenheiros civis mas que também é de interesse para os profissionais de arquitetura e, eventualmente, para outros ramos da engenharia. O curso proposto é vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos dos princípios, estratégias, técnicas e dimensionamento das intervenções sobre edificado, quer nas situações de degradação precoce ou acidente, quer no envelhecimento e degradação natural ou desajustamento funcional, tanto nos centros urbanos antigos como na cidade contemporânea. Pretende-se ainda que os alunos reforcem a sua consciência crítica no domínio da gestão das operações urbanísticas de reabilitação, em termos legais, culturais e económicos e sempre sob a lógica da sustentabilidade da construção.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Engenharia Civil, Arquitetura ou área afim;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCTUC;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Sendo um Mestrado de Formação Avançada, espera-se que a maioria dos alunos que frequentam o curso estejam já no mercado de trabalho, pelo que a sua perspetiva não será a de uma nova saída profissional mas sim a de valorização dos conhecimentos e a de potenciar a sua própria competitividade na área específica de atuação. Face ao expectável incremento da atividade de reabilitação urbana, espera-se que estes alunos venham também a representar a aposta das empresas neste domínio, com alteração da atividade principal atual centrada na construção nova. Esta mudança de paradigma exige também uma maior qualificação dos técnicos das autarquias, das entidades financiadoras e das seguradoras, que são grandes empregadores do sector.

Regime de Estudo

Regime diurno / presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

As regras de avaliação são definidas para cada unidade curricular de acordo com o Regulamento Pedagógico da UC. Em cada uma delas, a classificação final será de 0 a 20 valores, sendo considerado aprovado o estudante que obtenha pelo menos uma classificação de 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que, no fim do curso de mestrado, os alunos tenham adquirido conhecimentos e competências que lhe permitam:
- Observar, registar e diagnosticar anomalias em edifícios
- Definir estratégias e técnicas de intervenção de reabilitação, bem como caracterizar e selecionar os materiais adequados
- Dimensionar as intervenções a realizar (quer na perspetiva estrutural, quer não estrutural)
- Planear, programar e gerir processos de reabilitação
- Dialogar – de modo qualificado - com as diferentes especialidades e intervenientes no processo de reabilitação de edifícios e da reabilitação urbana, numa perspetiva multisdisciplinar e dentro dum quadro de sustentabilidade da construção
- Desenvolver competências de investigação e pesquisa no domínio da reabilitação.

Coordenador(es) do Curso

Maria Isabel Morais Torres
itorres@dec.uc.pt

Coordenador de mobilidade

João Pedro Simões Cândido Martins
jpmartins@dec.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A obtenção do grau de Mestre é atribuída de acordo com o DL 74/2006, de 24 de Março

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O curso encontra-se estruturado em três semestres letivos, cada um com 30 ECTS. No primeiro semestre todas a unidades curriculares são optativas. No segundo semestre todas as unidades curriculares são optativas, com exceção de “Projeto de Reabilitação Estrutural” (6 ECTS) e “Dissertação em Reabilitação Estrutural I” (12 ECTS), para os alunos do Ramo de Reabilitação Estrutural de Edifícios, e de “Projeto de Reabilitação Não Estrutural” (6 ECTS) e “Dissertação em Reabilitação Não Estrutural I” (12 ECTS), para os alunos do Ramo de Reabilitação Não Estrutural de Edifícios.
O terceiro semestre é inteiramente dedicado à elaboração da dissertação (com 30 ECTS neste semestre).
As unidades opcionais podem ser escolhidas a partir da oferta das diferentes áreas, desde que o aluno faça pelo menos 42 ECTS, com um mínimo de12 ECTS na área científica de Conhecimento Transversal e um mínimo de 18 ECTS na área científica do ramo escolhido (Reabilitação Estrutural ou Reabilitação Não Estrutural). Em cada edição do curso poderão funcionar apenas algumas das unidades opcionais, a definir atempadamente.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Ao conferir o grau de mestre, este curso permite o acesso a estudos do terceiro ciclo, limitado ao quadro de condicionantes definido por cada programa doutoral.

Plano de Estudos

Percursos
Reabilitação Estrutural de Edíficios
Reabilitação Não Estrutural de Edíficios

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: M831

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 3 Semestre(s)

Créditos ECTS: 90.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2024-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A - CR 161/2015

2015-08-03

Documentos

Guião de autoavaliação

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração